Castração gratuita de cães e gatos tem início em Foz do Iguaçu

Procedimentos ocorrem em uma clínima veterinária - Foto: Marcos Labanca

Prefeitura prevê 341 cirurgias na primeira etapa do programa, que começou nesta quarta-feira.

A prefeitura prevê realizar 341 cirurgias gratuitas na primeira etapa do Programa de Castração Gratuita de Cães e Gatos de Foz do Iguaçu, iniciado nesta quarta-feira, 13. Os procedimentos são feitos em clínica veterinária particular, credenciada por meio de pregão eletrônico, conforme a Agência Municipal de Notícias (AMN).

A castração é uma política pública de controle populacional de cães e gatos adotada pelo município e gerida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na primeira etapa, serão atendidos 160 caninos fêmeas e 181 felinos fêmeas. A segunda etapa será realizada pelo Castramóvel, adquirido por meio de emenda parlamentar, de acordo com a AMN.

A clínica fará o agendamento das cirurgias. Serão contatados, por telefone, os tutores devidamente cadastrados pela prefeitura, com chamamento a partir da lista de espera, iniciada em 2019, e o cadastro feito em agosto de 2021. Serão atendidas, prioritariamente, pessoas de baixa renda que possuam Número de Identificação Social (NIS), protetores independentes e entidades de proteção animal.

Os pets passarão por avaliação clínica prévia. “Animais sem condições orgânicas adequadas não poderão ser submetidos ao procedimento cirúrgico. Também não será realizado nenhum outro procedimento cirúrgico concomitantemente à castração”, explicou Carlos Eduardo Santi, médico-veterinário do município, por meio da AMN.

Mais informações no WhatsApp: (45) 9 9907-2430.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1349 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ