Dezembro Verde: campanha busca conscientização contra o abandono de pets

Dezembro Verde: campanha busca conscientização contra o abandono de pets

Apoie! Siga-nos no Google News

Ter um animal de estimação em casa é promessa de bons momentos de lazer e cumplicidade, porém a tutoria de um pet deve ser levada a sério e com muita responsabilidade. Com o objetivo de promover essa conscientização, a campanha Dezembro Verde é realizada nacionalmente.

O mês escolhido leva em conta um aumento significativo do número de abandonos de cães e gatos no período de férias escolares. A médica-veterinária Amanda Furjan Rial (CRMV-PR 10066), responsável técnica pelo Hospital Veterinário Popvet, lamenta e ressalta que “precisar viajar não deveria ser motivo para abandonar os animais”, sugerindo aos tutores que recorram a amigos, parentes ou hotéis especializados em pets para suprir a sua ausência.

A médica-veterinária explica que dezembro é apenas um mês simbólico para lembrar essas questões, e que proteção e cuidado devem ser hábitos corriqueiros. Em relação aos abandonos – que ocorrem em momentos sensíveis da vida do animal, como na doença ou na velhice –, ela provoca uma reflexão: “Levando em consideração que ele teve toda a sua vida ao seu lado, é justo que fique ao lado dele nesses momentos também.”

A posse responsável deve levar em consideração outros cuidados, como atendimento veterinário, abrigo e alimentação de qualidade. Caso não seja possível ter a tutoria com responsabilidade de um pet, as pessoas podem contribuir com a causa animal de outras maneiras, como ao apoiar protetoras independentes doando rações ou até mesmo compartilhando fotos de animais disponíveis para adoção.

Denuncie! Abandono e maus-tratos são crimes!

O estado do Paraná já conta com a opção que permite denúncias de maus-tratos contra animais domésticos pela internet, no endereço https://www.policiacivil.pr.gov.br/protecaoanimal.

O crime de maus-tratos, segundo a legislação, configura-se em situações de violência física e abandono. Casos em que o animal fica preso a correntes ou cordas, ou em locais sem ventilação ou entrada de luz, também caracterizam o crime, que prevê, além de multa, dois a cinco anos de prisão.

Popvet Hospital Veterinário 24 Horas

Avenida Maceió, 23 – Jardim Petrópolis (Região Norte)

Foz do Iguaçu/PR

(45) 3028-2931

WhatsApp para agendamento

(45) 99142-2526

www.popvet.com

www.facebook.com/popvet

www.instagram.com/popvetfoz

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.