FIV e FeLV: conheça as doenças de felinos e saiba como preveni-las

Prevenção e testagem periódica são indicadas para o tratamento eficiente das enfermidades.

Apoie! Siga-nos no Google News

Prevenção e testagem periódica são indicadas para o tratamento eficiente das enfermidades.

Falta de apetite, perda de peso, vômito e diarreia são sintomas comuns de várias doenças, tanto em humanos como em animais de estimação. No caso dos gatos, esses sinais podem estar mascarando duas doenças virais importantes (a FIV e a FeLV), que só são diagnosticadas após a realização de exames específicos.

VÍDEO

A FIV é causada pelo vírus da imunodeficiência felina, que compromete o sistema imune do gato de forma parecida com o que o vírus HIV faz com seres humanos. Por isso, ela é inclusive conhecida popularmente como AIDS felina. Já a FeLV é a leucemia felina, que também é causada por um vírus que pode ser transmitido por meio de secreções como saliva, fezes, leite e urina de gatos infectados.

A médica-veterinária Amanda Furjan Rial (CRMV-PR 10066), responsável técnica pelo Hospital Veterinário Popvet, explica que “essas duas doenças são sérias por ainda não apresentarem cura. O máximo que temos é uma vacina contra a FeLV”.

Faz parte da prevenção nunca deixar o seu pet solto pela rua, já que a transmissão das duas doenças se dá de um gato para outro, seja por meio de lambidas, arranhões, mordidas, compartilhamento de comedouros, brinquedos ou, mais raramente, relações sexuais.

Para o diagnóstico precoce da doença, a médica-veterinária recomenda a realização do teste sempre que adotar ou adquirir um animal. “Não conhecemos o histórico desses animais. Por isso, é importante testá-los de forma periódica. Após o resultado negativo, repete-se o teste em 30 dias, e com uma nova negativa o ideal é fazê-lo apenas daqui a seis meses.”

Popvet Hospital Veterinário 24 Horas
Avenida Maceió, 23 – Jardim Petrópolis (Região Norte)
Foz do Iguaçu/PR
(45) 3028-2931

WhatsApp para agendamento
WhatsApp (45) 99142-2526 (clique no número)

www.popvet.com
www.facebook.com/popvet
www.instagram.com/popvetfoz

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.