Como alcançar o sucesso em encontros online: o que dizem os especialistas

Para as pessoas que acabam de entrar no mundo dos encontros online, o processo de conhecer pessoas na internet pode ser um pouco confuso e não tão simples quanto parece.

Apoie! Siga-nos no Google News

Muitas pessoas não entendem os princípios básicos dos encontros online e, por isso, agem de forma incorreta, cometem erros comuns e acabam desapontadas.

Na verdade, a principal razão para o fracasso no uso de plataformas de encontros online são geralmente os erros que a própria pessoa comete. Mas se quiser, é possível evitá-los e nós decidimos ajudá-lo com isso. Para isso, pedimos a um psicólogo de relacionamentos e especialista em encontros online para compartilhar algumas dicas úteis sobre como alguém sem experiência pode ter sucesso nos encontros online.

  • Dica #1. Escolha serviços de encontros que se adequem aos seus objetivos e preferências

“Hoje eu observo uma tendência extremamente comum no mundo dos encontros online. As pessoas estão tentando usar os serviços de encontros mais populares. Por exemplo, o Tinder, o Bumble, o Badoo e outros. O motivo para isso é bastante claro: quanto mais usuários houver no site, maior a chance de encontrar uma pessoa interessante. Mas na realidade, isso é um erro.

Na prática, quantas mais pessoas houver, mais difícil será encontrar pessoas com mentalidades semelhantes. Portanto, se você não quiser passar várias horas por dia em um site ou aplicativo de encontros (eu não recomendo isso), é melhor escolher plataformas de encontros temáticas e de nicho. Aqui há menos usuários, mas é muito mais fácil encontrar pessoas com mentalidades semelhantes.”

  • Dica #2. Use bate-papos por vídeo para ter encontros mais profundos

“Muitas pessoas subestimam o papel que as plataformas de bate-papo por vídeo online têm nos encontros modernos pela web. No entanto, esse é um formato muito bom para encontros e comunicação. Estou falando principalmente sobre o formato de roletas de bate-papo, como o Emeraldchat, o Chatki, o Flingster, o coomeet.com/pt/flingster e outros.

Aqui você tem a hipótese de ver e ouvir imediatamente a outra pessoa; de uma forma ou de outra, surge uma conexão emocional e algum afeto entre vocês. As mensagens de texto nunca poderão ter o mesmo efeito. Apenas ao se comunicar em um bate-papo por vídeo você pode entender de forma mais objetiva se quer continuar a comunicar-se com uma pessoa e desenvolver um relacionamento, ou se deve seguir em frente e procurar novos conhecidos.”

  • Dica #3. Crie um perfil atraente e honesto

“Aqui, mais uma vez, encontramos a armadilha dos serviços de encontros populares. Quando você se cadastra pela primeira vez, por exemplo, no Tinder, seu perfil é automaticamente colocado em várias listas de destaque, classificações e recomendações, mesmo que esteja praticamente vazio. Isso acontece porque os serviços de encontros querem convencê-lo de que seu perfil realmente chama a atenção na sua plataforma e que as pessoas desse serviço são bastante ativas. Mas, depois de um curto período dessa grande atividade, ela rapidamente desce para zero.

Se você não criar um perfil interessante e atraente, esqueça simplesmente a atividade em um site de encontros. Ninguém irá escrever para você primeiro ou responder às suas mensagens, porque não saberão que tipo de pessoa está do outro lado da tela. Portanto, recomendo prestar a máxima atenção ao preencher seu perfil com informações.”

  • Dica #4. Não “atrase” o desenvolvimento dos relacionamentos e permita que eles evoluam para um novo nível

“Um dos erros comuns cometido por iniciantes (e não apenas iniciantes) em sites e aplicativos de encontros é não entender quando dar o próximo passo. Por exemplo, você se comunica apenas por mensagens de texto por vários dias com uma pessoa, está interessado nela e ela parece legal. Mas você não tem coragem de levar a comunicação para o próximo estágio — mudar para o bate-papo por vídeo. Ou então você se comunica em um bate-papo por vídeo por algum tempo, mas não convida a outra pessoa para se encontrar em pessoa, embora queira fazer isso.

O fato é que qualquer formato de comunicação online se esgota, mais cedo ou mais tarde. Alguns mais rapidamente, outros mais devagar. Mas, se você não der o próximo passo no momento certo, essa comunicação simplesmente acabará um dia. Existem muitos casos assim, onde as pessoas se conhecem, se comunicam, mostram interesse uma pela outra, mas de repente param de se comunicar simplesmente porque ninguém dá o próximo passo.”

  • Dica #5. Não deixe que os encontros online se transformem em um vício

“Na tentativa de encontrar o parceiro ideal, muitas pessoas ultrapassam os limites e começam a dedicar muito tempo aos encontros online. Existem pessoas que passam duas a três horas todos os dias no Tinder, deslizando e visualizando centenas de perfis e apenas vagando sem rumo na plataforma. Isso causa um vício sério, que pode ser muito difícil d e eliminar. Ao mesmo tempo, a pessoa pode começar a acreditar que nunca irá encontrar a sua alma gêmea na plataforma mas, mesmo assim, continua a abrir o aplicativo repetidamente.

Tente passar no máximo 20-30 minutos por dia em sites e aplicativos de encontros. Se você usar o bate-papo por vídeo online, pode passar um pouco mais de tempo, especialmente se conhecer pessoas interessantes. Mas, não importa onde, tente não depender excessivamente de uma plataforma ou outra.”

Temos ainda uma última recomendação: não tenha medo do fracasso.

Existem muito poucos casos em que uma pessoa conseguiu encontrar rapidamente alguém especial na Internet. Isso é mais uma exceção do que uma regra. Você deverá se preparar para o fato de que os encontros online são um processo demorado que requer algum esforço e tempo de sua parte.

É provável que alguns encontros o decepcionem ou até o deixem irritado — isso é normal. Nem todos os parceiros de bate-papo são interessantes e amigáveis.

Também é possível encontrar golpistas na Internet. Quer gostemos ou não, não há como escapar disso nos encontros pela web modernos. O principal, nesse caso, é não se focar nos fracassos anteriores e seguir em frente. Após uma conversa mal sucedida, certamente haverá uma que irá correr bem. Após um parceiro de bate-papo chato em um bate-papo por vídeo online, você definitivamente encontrará alguém interessante. Continue buscando!

Se sentir que está cansado dos encontros online, às vezes a melhor solução é fazer uma pausa e respirar fundo. Ou mudar completamente o formato dos encontros. Por exemplo, use uma roleta de bate-papo em vez dos aplicativos de encontros clássicos. Ou, em vez do bate-papo por vídeo, use as redes sociais. Um pouco de variedade ajudará a conhecer parceiros de bate-papo interessantes com energia renovada!

LEIA TAMBÉM