Como escolher a plataforma de pagamento ideal?

Num mundo cada vez mais digital, em que diversas transformações impulsionam a mudança de hábitos dos consumidores, o setor de e-commerce é um dos que mais vem crescendo nos últimos anos.

Para os trabalhadores do setor de comércio eletrônico, a dificuldade de gerir os pagamentos no e-commerce já é bastante conhecida. Os comerciantes sabem que não basta ter o melhor produto e o melhor preço – é preciso também que o processo de pagamento seja eficiente. 

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Um sistema lento, que dá erros com frequência ou é demasiadamente complexo, pode fazer com que o cliente desista da compra, sobretudo se não são oferecidas outras opções. 

A oferta crescente de plataformas de pagamento nem sempre é sinônimo de facilidade no momento da escolha, visto que é necessário que as opções de pagamento online possam ser utilizadas em compras físicas após a transação. Para isso, é preciso que haja a opção de leitura pelos aparelhos para pagamentos atualizados, que são cada vez mais complexos a fim de oferecer segurança.

Então, afinal, o que uma plataforma de pagamento precisa ter para ser considerada ideal?

Um dado curioso é que o povo brasileiro prefere usar o cartão de crédito parcelado em praticamente metade das compras efetuadas online. Outro método de pagamento preferido pelos brasileiros é o boleto bancário, embora apresente limitações em alguns setores. 

Vale citar que o PIX, método de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil, tem sido cada vez mais bem recebido pelos usuários. Este método permite realizar compras online em poucos segundos, inclusive aos finais de semana, o que denota que a rapidez da transação tem um papel importante na escolha da plataforma de pagamento.

A rapidez é essencial

Em geral, o consumo online é mais breve do que a compra física, afinal, ao visitar uma loja online, os consumidores costumam já ter em mente aquilo que pretendem adquirir. Portanto, um dos seus fatores determinantes é a rapidez da disponibilidade do dinheiro no momento de adquirir um produto. 

Lojas online que aceitam formas de pagamento como as carteiras digitais, que possuem processamento rápido, estão à frente daquelas que aceitam apenas métodos mais lentos, como cartão ou boleto, os quais podem gerar maior desistência no momento da compra.

A busca pela rápida disponibilização do dinheiro é transversal em todos os setores que envolvem pagamentos online. Um dos segmentos mais evidentes nesse sentido é o das apostas online, em que a procura por sites de jogos que pagam rapidamente influencia os usuários no momento de escolher uma plataforma para jogar. Tal influência se dá não apenas pelo fato de a rápida disponibilidade do dinheiro oferecer um maior senso de agilidade ao jogador, mas também por demonstrar que a plataforma de jogos escolhida é segura e confiável.

Fonte: Unsplash

As medidas de proteção e segurança adotadas pelas plataformas de pagamento são determinantes na escolha, pois significam um checkout transparente, um processamento rápido e um alto grau de confiabilidade por parte dos consumidores.

Tendo em vista os pontos mencionados acima, antes de escolher uma plataforma de pagamento é importante verificar os seus pontos-chave, a fim de entender se oferecem vantagens em termos de facilidade e segurança.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

NEGÓCIOS

Esta página faz parte da seção Negócios e não integra o conteúdo jornalístico do H2FOZ.