Desvalorização do peso provoca “inundação” de produtos argentinos no Paraguai

O contrabando aumentou muito depois da derrota de Mauricio Macri nas primárias. A União Industrial Paraguaia lançou campanha pra vender mais produtos nacionais.

Apoie! Siga-nos no Google News

A forte desvalorização do peso tornou os produtos argentinos muito mais baratos para os paraguaios, que vão às compras nas cidades de fronteira. Mais do que isso, o contrabando de produtos argentinos para o Paraguai já virou uma "inundação", segundo o presidente da União Industrial Paraguaia (UIP), Gustavo Volpe.

A entidade empresarial acredita que não há capacidade de o governo paraguaio conter o "flagelo". "Fazemos água por todas as partes", disse Volpe.

A situação se agravou com a derrota do presidente Mauricio Macri nas primárias, que fez o dólar subir de um dia pro outro mais de 30%, desvalorizando os produtos argentinos para quem foi menos prejudicado pela desvalorização da moeda interna, como o Paraguai.

Volpe fez as declarações no lançamento da campanha "Paraguayo como vos", que promove os produtos da indústria nacional como motor para reativar a já combalida economia paraguaia.

Segundo Gustavo Volpe, o contrabando representa "pão para hoje e fome para amanhã", porque quando os consumidores têm menos recursos buscam adquirir produtos ao menor preço, deixando de comprar aqueles da indústria nacional ou os formais, que pagam todos os impostos.

"Isto gera uma espiral que provoca menor atividade nas indústrias e empresas que vendem formalmente, o que é preocupante porque pode significar demissões, e isso é o pior", afirmou.

A campanha

"Paraguayo como vos" é uma campanha lançada pela UIP Jovem e pela Câmara Paraguaia de Supermercados. A campanha começa em 6 de setembro e se estenderá até 6 de outubro, em todos os supermercados vinculados à entidade.

Os produtos paraguaios terão destaque nas gôndolas, com a inscrição do mote da campanha, para que possam ser identificados rapidamente pelos consumidores.

Fonte: Última Hora

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.