Empresários reforçam papel do turismo no desenvolvimento de Foz

Empreendedores de vários ramos econômicos formularam propostas para o segmento turístico durante pré-conferência.

Apoie! Siga-nos no Google News

A relevância do turismo para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu foi ressaltada em pré-conferência nessa terça-feira, 13, na Fundação Cultural. Com a participação de empresários de vários ramos, foram elaboradas mais de 60 propostas, distribuídas em cinco eixos temáticos.
 
Preparatório para a 3ª Conferência Municipal de Turismo, o evento foi o segundo de um total de cinco pré-conferências. Além de debates e avaliações, as reuniões ainda elegem delegados com direito a voz e a voto na plenária final, no dia 28 de setembro.

As pré-conferências e a conferência são realizadas pela Prefeitura de Foz, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo. Participam da mobilização o Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, universidades e outras instituições da Gestão Integrada do Turismo.

Pré-conferência reuniu empresários de todos os segmentos – foto Christian Rizzi

Vice-presidente do Comtur, Licério Santos destacou a união entre empresários de diversos segmentos na elaboração de propostas para o desenvolvimento do turismo. No diálogo em torno da conferência, frisou, são estabelecidas metas e objetivos a serem alcançados.

“A cidade entende que todos somos atingidos pelo turismo. Por isso é importante esse momento em que empresários de todos os setores estão trabalhando juntos”, acentuou Licério. “Unidos e com a comunidade, planejamos a gestão e o plano de dez anos para o turismo.”

Vice-presidente do Comtur, Licério Santos defendeu o diálogo amplo em torno do turismo – foto Marcos Labanca

À plenária da pré-conferência de turismo, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Faisal Ismail, disse que o setor é a mola propulsora da economia do município e da geração de empregos. O dirigente também enfatizou a união do setor empresarial.

“A ACIFI se sente no dever de participar desse processo de debate e de elaboração de propostas”, sublinhou. “Foz do Iguaçu merece esse planejamento para os próximos dez anos para ser um dos melhores destinos turísticos do mundo”, refletiu.

Faisal Ismail, presidente da ACIFI, destacou a união do setor empresarial – foto Marcos Labanca

Turismo, construção e infraestrutura

Empresário do setor de construção e infraestrutura, Renato Camargo afirmou que o turismo é um setor de grande transversalidade. Ele considerou importante o espaço de debate e planejamento com a participação de empreendedores de diversos ramos.

“Turismo está intimamente ligado às áreas de edificação e infraestrutura. Nosso setor tem muito a contribuir nesse debate”, destacou Camargo, proprietário da Tarobá Construtora e conselheiro do Sinduscon Oeste, entidade que representa a indústria da construção civil na região.

Participação

A diretora-geral do Parque das Aves, Carmel Croukamp, avaliou como importantes os debates entre os diferentes segmentos da comunidade para o fortalecimento do turismo. Ela também citou o processo de cooperação estabelecido pelas instituições durante a pré-conferência.

“As melhores ações, estratégias e marcas para o turismo se fazem a partir do debate envolvendo toda a comunidade e sua rede de representações e instituições”, ressaltou. “Isso nos deixa mais felizes em participar desse processo”, finalizou Carmel.

Participantes integraram grupos e discutiram cinco eixos temáticos – foto Christian Rizzi

Escuta ativa

Vice-coordenadora do curso de Turismo da Unioeste/Foz, Silvia Tossi é uma das mediadoras voluntárias das pré-conferências. Para ela, esses encontros são relevantes por promoverem a participação e a interlocução da comunidade com os órgãos responsáveis pelas políticas de turismo.

“As pré-conferências, a conferência e outros espaços de debates são canais de escuta ativa, em que se ouve a comunidade sobre quais são as suas necessidades e soluções”, enfatizou Silvia. “São momentos de colaboração e construção entre todos”, pontuou.

Pré-Conferência do Turismo – setor empresarial

Carlos Silva, presidente do Comtur, na abertura da pré-conferência – foto Marcos Labanca
Secretário de Turismo, Gilmar Piolla reforçou a importância do diálogo com a comunidade – foto Christian Rizzi
Mais de 60 propostas para o fortalecimento do turismo de Foz foram apresentadas – foto Christian Rizzi
Empresários debateram e apresentaram propostas para o turismo – foto Christian Rizzi
No encontro, foram eleitos delegados para a Conferência de Turismo – foto Christian Rizzi
Pré-conferências são espaços de interlocução entre a comunidade e  gestores do turismo – foto Marcos Labanca

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.