Paraná teve 307 ‘mortes em confrontos’ com policiais em 2019; Foz registrou um caso 

Levantamento do Ministério Público mostra redução de 6,12% em relação ao ano anterior. 

Apoie! Siga-nos no Google News

No ano passado, o Paraná registrou 307 "mortes em confrontos" com policiais militares, civis e guardas municipais. Em relação ao ano anterior, quando foram 327 ocorrências, houve redução de 6,12%. A queda foi a primeira desde 2015, quando o Ministério Público do Paraná (MPPR) passou a contabilizar os casos.

Foz do Iguaçu registrou um caso, ocorrido no primeiro semestre do ano passado, envolvendo a Polícia Militar. Em 2018, no município, foram dez ocorrências de "confronto" com as forças policiais identificados pelo MPPR em seu relatório divulgado anualmente. 

No ano passado, do total de casos, 294 envolveram policiais militares, sete foram com guardas municipais e seis, com policiais civis. Lideram o número de ocorrências em 2019 Curitiba (78), Londrina (36) São José dos Pinhais (18), Cambé (12) e Colombo (9). 

O MPPR começou a fazer o controle das ocorrências de "mortes em confrontos" com a polícia em 2015, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Desde então, vinha ocorrendo aumento do número de casos. Veja os dados:

Fonte: Ministério Público do Paraná 

* PM: Polícia Militar. PC: Polícia Civil. GM: Guarda Municipal

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.