Vale pra Foz: Inmet divulga alerta laranja para “declínio de temperatura”

Alerta teve início à zero hora desta quarta-feira, 8, e inclui os três estados do Sul. E o frio, sem exagero, já chegou.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O ciclone extratropical, aquele que se temia atingisse também o Paraná, já se dissipou mar afora, ainda na terça-feira, 7. A chance de atingir o Estado, no entanto, era mínima, ao contrário do fenômeno que ocorreu no primeiro dia de julho, quando os ventos provocaram muitos estragos, inclusive em Foz do Iguaçu.

Curta a nossa fanpage e receba as novidades no seu Facebook.

Acertamos em cheio

Na manhã de terça, já divulgávamos um texto para tranquilizar os leitores. Mas vamos ignorar este título pretensioso: não fomos nós que "acertamos em cheio'", foram os "nossos" meteorologistas:

E o ciclone? Fique sossegado, não vai chegar ao Paraná. Mas pode chover forte

Bem, muito forte não choveu. E pouca coisa, na terça. A chuva, mesmo, veio na madrugada desta quarta-feira, 8. De forma suave, do jeito bom pra embalar sono e sonhos. Como a gente gosta. E prossegue agora pela manhã.

O frio chegou quase junto com a chuva. A mínima caiu para 9 graus, logo cedo. Mas deve subir para algo entre 17 e 18 graus, conforme os cinco serviços de meteorologia que consultamos. Claro, continua a chover ao longo do dia.

Não é um céu de brigadeiro, certamente, mas é o que teremos pra hoje. Foto Patrícia Iunovich

Frio vem mesmo na quinta

O alerta do Inmet, ao menos para Foz do Iguaçu, não fez muito sentido. Mas, como não diz até quando vale, pode ser que os meteorologistas deste serviço queiram dizer que a temperatura vai cair mesmo é na quinta-feira, 9.

O Inmet prevê 7 graus de mínima e 17 de máxima, com céu claro, bem diferente do que se vê hoje.

Vai na mesma linha o Simepar, mas com 1 grau a menos, na mínima (6 graus) e 2 graus a mais, na máxima (19).

Já o Climatempo aposta em friozaço de 4 graus, até com geada. Se vai ter geada, também é óbvio que o céu será limpo (pra geada, não pode ser outra a condição). Enfim, 4 graus de mínima, pra bater os queixos, e 17 de máxima.

O Climatempo ficou sozinho com esta queda tão brutal na temperatura. O AccuWeather vai na linha dos outros: 7 graus de mínima, 18 de máxima. Céu "predominantemente ensolarado".

E o CPTEC/Inpe bota nuvem nos céus de Foz: "parcialmente nublado". Mínima de 9, máxima de 17 graus.

Quer dizer… não quer dizer nada. A conclusão é que vai esfriar mais, pronto. E a chuva termina hoje, quarta-feira, e amanhã o tempo será bom, com ou sem nenhuma nuvem. Não está bom? É só vestir um agasalho que o dia cairá como uma luva.

Em Santa Catarina

Pra não dizer que ignoramos, a passagem do ciclone extratropical (na verdade, ele se formou no Litoral, mas foi "se criando" no caminho) por Santa Catarina trouxe muitas chuvas, com riachos se tornando de repente paranazões.

Foi o que aconteceu em Timbé do Sul, no Sul de Santa Catarina, na manhã de terça-feira. O Rio Amola subiu tão rapidamente que surpreendeu quatro trabalhadores, que ficaram ilhados. Eles estavam atravessando o rio para buscar uma retroescavadeira, quando as águas subiram e tiveram que ficar num pequeno espaço de terra.

Pra sair dali, só com ajuda de um helicóptero dos bombeiros. As fotos abaixo, feitas pelos próprios bombeiros, foram publicadas no portal R7. Fica o registro, com a esperança de que sejamos poupados de enchentes e vendavais ao longo deste inverno de covid-19 (já não basta o vírus?).

Olha lá os trabalhadores ilhados, flagrados de dentro do helicóptero dos bombeiros.
Mesmo com tempo feio, os bombeiros conseguiram pousar e fazer o resgate.
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.