E o ciclone? Fique sossegado, não vai chegar ao Paraná. Mas pode chover forte

Atuação do segundo ciclone extratropical do ano deve se limitar a partes do Rio Grande do Sul e ao Estado de Santa Catarina. Confira as previsões.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

A notícia da chegada de um novo ciclone "com características extratropicais", como dizem os meteorologistas, assustou os moradores do Paraná, onde no dia 1º do mês um deles provocou muitos estragos e deixou grande parte da população sem luz por várias horas – e até dias.

Curta a nossa fanpage e receba as novidades no seu Facebook.

O segundo ciclone deste inverno, contudo, além de vir mais fraco, nesta terça-feira, 7, terá uma área basicamente limitada à parte mais ao centro e ao norte do Rio Grande do Sul e a todo o Estado de Santa Catarina (veja no mapa). Mas não atravessará as divisas estaduais, felizmente pra nós (vamos torcer pra que os catarinenses e gaúchos passem incólumes por mais esta).

No mapa do Inmet, Paraná está fora da área de alerta laranja.

O alerta para o ciclone nos dois estados do Sul aparece no portal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para Foz do Iguaçu, previsão é de "tempo encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas".

Não muito diferente do que está previsto pelos outros serviços de meteorologia que consultamos sempre.

Para o CPTEC/Inpe, serão "chuvas com trovoadas a partir da tarde".

O Climatempo prognostica "períodos de nublado, com chuva a qualquer hora".

O AccuWeather, apenas "chuvas escassas"; e o Simepar, 15 mm de chuva ao longo desta terça-feira.

"Unanimidade"

Aí você vai lembrar: e aquela "previsão unânime" que noticiamos, de que todos os serviços apontavam chuvas pra segunda e terça-feira? Pois é, falharam. Na segunda, não choveu.

Confira o que publicamos:

Segunda e terça, chove. Na quarta-feira, o frio volta com tudo a Foz do Iguaçu

Dizia o jornalista, escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues que "toda unanimidade é burra". Nem tanto, mas no caso, mesmo toda unanimidade de previsão não significa que vai acontecer o previsto. Como não aconteceu.

A chuva pra esta terça também está prevista por unanimidade. A conferir, pois.

O frio volta na quarta

E na quarta-feira, 8, como vai ser? Mais uma vez, todos apostam que a temperatura deve cair. Uns mais, outros menos.

CPTEC/Inpe: mínima de 13, máxima de 19 graus, com chuva ao longo do dia. O frio, mesmo, deve vir na quinta-feira, 9, diminuindo ainda mais na sexta, 10.

Simepar: mínima de 10, máxima de 16 graus, com chuva. Temperaturas caem muito na quinta e sexta-feira.

Climatempo: mínima de 12 graus e máxima de 18, também com chuva. Temperaturas despencam nos dois dias seguintes.

Inmet: mínima de 9, máxima de 18 graus, com chuvas isoladas. Temperaturas também vão lá pra baixo na quinta e sexta-feira.

AccuWeather: mínima de 7, máxima de 16 graus, sem chuva. Como este serviço prevê temperatura bem baixa pra quinta, não cai mais do que isso na sexta. Mas os outros quatro anteveem mais frio que essa mínima de 7 graus.

Conclusão: quando se trata de antecipar o futuro, seja na economia, na política ou na ficção científica, acerta quem tem o chute mais preciso. Brincadeira! A meteorologia se baseia em dados científicos, embora a abordagem desses dados – e a qualidade da apuração dos dados, que depende de equipamentos potentes e muitos cálculos -, nem sempre possa chegar a um resultado preciso.

A previsão meteorológica aponta para a possibilidade maior. Tanto que, quando se prevê chuva, é sempre dentro de um certo percentual de chances. Quanto mais perto de 100%, maior será a probabilidade de ocorrência.  

O Simepar, por exemplo, estima que há 98% de possibilidade de chover na quarta-feira; para o Climatempo, as chances são de 90%. Muito altas, nos dois casos.

Outro serviço que se baseia nas possibilidades (e divulga isso) é o AccuWeather, que pra esta terça vê 76% de chances de chuva, enquanto pra quarta-feira diminui pra 57%.

Inmet e CPTEC/Inpe não divulgam percentual de chances.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.