Mais de 400 mil pessoas são aguardadas para a próxima edição da Black Friday de Ciudad del Este, que neste ano será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro. O anúncio foi feito pela Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, durante evento com empresários e autoridades, na quinta-feira, 23.
Tradicional no comércio paraguaio, o megaevento de compras — que está na 14.ª edição — deve superar a marca de vendas de 2025, que chegou a cerca de US$ 450 milhões.
Coordenador da Black Friday, Armando Ghazaoui afirma que neste ano haverá muito mais produtos em promoção, além de jogos interativos, tais como sorteios para descontos e produtos. “O consumidor vem para buscar produtos baratos, mas também quer ter uma boa experiencia.”

Uma série de medidas serão colocadas em prática para garantir a segurança dos compristas e o fluxo do trânsito na conturbada Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, já que a Ponte da Integração ainda não funciona plenamente e não está apta para receber veículos pequenos.
Leia também: Ponte da Integração: moradores do Paraguai estão preocupados
Para o presidente da Câmara de Comércio, Said Taigen, o evento deve superar as expectativas e posicionar ainda mais Ciudad del Este como capital comercial.
Presente no evento, o prefeito de Ciudad del Este, Pedro Acuña, destacou o potencial de Ciudad del Este — que move cerca de 10% da economia do Paraguai. Ele garantiu que o município vai fazer esforços para instalar câmeras de segurança em vários pontos da cidade e que estão sendo planejadas algumas mudanças para o trânsito fluir melhor durante a Black Friday.
Comissário da Polícia Nacional do Paraguai, Jorge Villalba prevê que cerca de 200 a 250 policiais estarão disponíveis durante o evento para garantir a segurança, incluindo polícia motorizada e polícia preventiva.
Movimento na rede hoteleira
Com a rede hoteleira em expansão, a região de Ciudad del Este tem leitos e imóveis disponíveis para locações temporárias. Por isso, está tornando-se comum os turistas interessados na Black Friday se hospedarem no próprio Paraguai para evitar as filas que costumam formar-se para entrar no país no período do evento.
Segundo Ghazaoui, em épocas de megapromoção do comércio de importados, Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias e Mingua Guazú ficam com hospedagens lotadas, a exemplo de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.
Como a data coincide com o feriado da Consciência Negra no Brasil, dia 20 de novembro, a expectativa dos paraguaios é que muitos turistas aproveitem para conhecer atrativos do país.

