Paraguai e Organização dos Estados Americanos (OEA) promoveram, nesta semana, uma capacitação para a melhoria da fiscalização de cargas na hidrovia do Rio Paraná.
No foco, o combate ao tráfico de drogas em contêineres e embarcações que deixam a região em direção a outras partes do planeta, como Europa e Oriente Médio.
A coordenação esteve a cargo da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD), em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai.
No total, 30 agentes participaram do curso Investigação e Interdição do Tráfico Ilícito de Drogas por Via Fluvial. Os servidores estão vinculados à Senad, bem como à Prefeitura Naval da Marinha do Paraguai (Armada Paraguaya).
Leia também:
Paraguai investiga recrutador de trabalhadores escravizados no Brasil
Entre os dias 6 e 10 de julho, os selecionados fizeram uma série de atividades teóricas e práticas, voltadas ao aperfeiçoamento da fiscalização.
A entrega dos certificados ocorreu na sede da Senad do Paraguai, na sexta-feira (10), após jornada prática em um porto fluvial da cidade de Villeta.
De acordo com a Senad, a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com o combate ao uso do Paraguai como rota do narcotráfico.
Pela hidrovia dos rios Paraná e Paraguai, trafegam cargas de cocaína boliviana e peruana, tendo como destino final países do Hemisfério Norte.

