H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Ex-senador da Argentina é condenado pela Justiça do Paraguai

Paraguai

Dinheiro apreendido

Ex-senador da Argentina é condenado pela Justiça do Paraguai

No final de 2024, Edgardo Kueider e uma secretária de nacionalidade argentina foram parados na cabeceira da Ponte da Amizade, em Ciudad del Este.

2 min de leitura
Ex-senador da Argentina é condenado pela Justiça do Paraguai
Após a prisão no Paraguai, senador perdeu o mandato na Argentina. Foto: Gentileza/La Nación

A Justiça do Paraguai definiu, nessa segunda-feira (13), a sentença do ex-senador Edgardo Kueider, da província argentina de Entre Ríos.

Em 4 de dezembro de 2024, Kueider e uma secretária foram parados na cabeceira da Ponte da Amizade, em Ciudad del Este. No interior do veículo, havia US$ 211,1 mil, que o parlamentar e a funcionária não declararam no momento da entrada no Paraguai.

O caso teve grande repercussão na Argentina, levando o Senado do país a determinar a perda de mandato do parlamentar.

Desde então, Kueider e a secretária permanecem detidos no Paraguai, à espera de uma decisão definitiva por parte do Judiciário local.

Leia também:
Argentina e Paraguai debatem aprofundar integração econômica

Nessa segunda, o Tribunal de Sentença condenou o ex-senador da Argentina a dois anos de prisão por tentativa de contrabando. A secretária, por sua vez, recebeu pena de um ano e dez meses.

Contando o tempo já cumprido em regime domiciliar, as penas estão próximas do encerramento. Além disso, a Justiça do Paraguai dispôs que ambos poderão cumprir os meses que restam com medidas alternativas.

No retorno à Argentina, contudo, o ex-senador poderá ter de enfrentar outras causas judiciais, referentes à origem do dinheiro levado ao Paraguai.

Em declarações à imprensa do país, Kueider considerou que houve erro de julgamento nas acusações formuladas pelo Ministério Público do Paraguai, negando que tenha cometido irregularidades. “Estivemos sempre à disposição da Justiça”, afirmou.

Para conferir a repercussão do caso na imprensa argentina, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário