H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Morar no Paraguai: mutirão de regularização tem 250 senhas por dia

Paraguai

Cruzando a fronteira

Morar no Paraguai: mutirão de regularização tem 250 senhas por dia

Ação começou na segunda (2) e seguirá até sexta (6) em Ciudad del Este; residência no Paraguai é o serviço mais procurado pelos brasileiros.

2 min de leitura
Morar no Paraguai: mutirão de regularização tem 250 senhas por dia
Brasileiros formam a maior parte dos estrangeiros interessados em residir no Paraguai. Foto: Gentileza/Direção Nacional de Migrações

A Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai está promovendo, desde segunda-feira (2), mais uma edição do programa Migramóvil em Ciudad del Este. O mutirão acontece no Centro Cultural Mangoré, nos fundos da sede do governo do Alto Paraná.

A ação tem como objetivo oferecer, em um único espaço, todos os serviços necessários para procedimentos como residência temporária e permanente e cidadania. O atendimento está definido por ordem de chegada, com a distribuição de 250 senhas por dia.

De acordo com a DNM do Paraguai, os brasileiros representam cerca de 95% da procura, com destaque para públicos como estudantes de Medicina e investidores.


Cada procedimento tem diferentes custos, bem como exigências específicas de documentos, sem necessidade de intermediários. A lista completa está disponível no site oficial da DNM (clique aqui para ter acesso).

Leia também:
Banco Central do Paraguai determina intervenção do ueno bank

Para os pedidos feitos até quarta-feira (4), a DNM buscará finalizar a tramitação até sábado (7), com entrega no mesmo local. Solicitações posteriores terão prazo médio de 15 dias de espera, com retirada na sede regional do órgão migratório do Paraguai.

A DNM pede que os solicitantes compareçam ao local com toda a documentação requerida, de forma a agilizar o trâmite do processo. Certificados da Interpol, por exemplo, não ficam prontos no mesmo dia, o que exige planejamento prévio.

A edição atual do Migramóvil será a última do ano em Ciudad del Este. Conforme a DNM, a próxima está prevista para fevereiro de 2027, também com cinco dias de duração. Informações oficiais: https://migraciones.gov.py/migramovil/.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário