Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Ponte da Integração reacende sonho do comércio noturno em Ciudad del Este

Paraguai

Ponte da Integração reacende sonho do comércio noturno em Ciudad del Este

Via sobre o Rio Paraná vai aliviar o trânsito entre Brasil e Paraguai e desafogar Ponte da Amizade, estimulando compras à noite

5 min de leitura
Ponte da Integração reacende sonho do comércio noturno em Ciudad del Este
Comércio espera mais turistas com a segunda ponte. Foto: Marcos Labanca

A abertura da Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, trouxe de volta o sonho do comércio noturno para Ciudad del Este, vizinha a Foz do Iguaçu.  

O comércio já brilhou depois do Sol. Quando ainda engatinhava e a cidade se chamava Puerto Presidente Stroessner, as poucas lojas existentes abriam durante à noite.  

A cidade estava começando, e tudo ainda era muito precário com ruas de terra. Quando chovia, não tinha como chegar, lembra o comerciante e presidente do Centro de Importadores e Comerciantes de Alto Paraná (CICAP), Charif Hammoud.

Ele conta que as lojas abriam à noite para facilitar para os turistas que passeavam nas Cataratas durante o dia.

Os clientes, ressalta, preferiam fazer compras no período noturno para fugir do calor em uma época que não havia ar-condicionado nas lojas e também aproveitavam para frequentar os cassinos.

monalisa_py
Monalisa foi uma das primeiras casas comerciais de Ciudad del Este

A Monalisa foi uma das primeiras lojas a abrir as portas à noite, a partir de 1970. À época, cerca de 10 a 20 casas comerciais também recebiam os clientes depois do pôr do sol.

Para Charif, a abertura da Ponte da Integração vai facilitar o trânsito entre Brasil e Paraguai e estimular o turismo. Ele diz que o primeiro boom da região foi Itaipu e agora a segunda ponte vai dar uma vida extraordinária a Ciudad del Este. “Vai ser um antes e um depois”.

Ciudad del Este já possui vários atrativos noturnos, incluindo restaurantes, bares e boates, que têm atraído uma legião de brasileiros para o outro lado da fronteira.

folha_py
Matéria da Folha de Londrina.

Crescimento estrondoso gerou problemas de trânsito

Após a construção da Itaipu, Ciudad del Este teve um grande crescimento. Em razão de problemas de trânsito e segurança, a maioria das lojas passou a funcionar durante o dia, até às 17h, como é hoje.

Em julho de 1997, conforme o suplemento Ponte da Amizade, do jornal Folha de Londrina, ocorreu uma experiência pontual em que algumas lojas ficaram abertas durante a noite, a partir de uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Ciudad del Este.

A ideia era aumentar o tempo de permanência dos turistas. À época, a cidade recebeu reforço no sistema de iluminação e na segurança. 

Em 1998, uma nova tentativa de estimular o comércio noturno foi realizada a partir do projeto Ciudad del Este Depois do Sol, que buscava transformar o microcentro em um ponto de compras e lazer noturno.

Com a Ponte da Integração, os comerciantes aguardam que o governo do Paraguai coloque em prática um projeto que ofereça mais segurança, iluminação e limpeza ao microcentro para atrair mais turistas.

ciudad del est_antiga
Lojas no início da década de 1970: Foto: CDE Hot

New Zone quer resgatar comércio noturno

A loja New Zone está voltando às raízes e vai resgatar o comércio noturno do Paraguai na próxima Black Friday, marcada para 20 a 23 de novembro.

Desta vez, a New Zone vai surpreender, porque a loja ficará aberta 24 horas, funcionando de 0h01 do dia 20 até às 21h do dia 23 de novembro.

Diretora de Marketing da New Zone, Francieli Souza diz que a abertura à noite dialoga com o posicionamento de mercado da loja, que é oferecer uma experiência diferenciada ao cliente.

“A New Zone tem o conceito de experiência, e sempre vamos querer situações que marquem emocionalmente nossos clientes”, realça. A ideia, de acordo com Francieli, é proporcionar às pessoas um tour de compras sem tumulto ou correria.

Para isso, o estabelecimento se torna uma facilidade por estar situado no Shopping Del Este, vizinho à aduana paraguaia, e oferecer estacionamento noturno gratuito para compras acima de US$ 30.

Há também restaurante e Hard Rock Cafe para mais conforto durante as compras.

Agências de Foz oferecem traslado

De olho no potencial do comércio noturno, algumas agências de Foz já planejam oferecer traslado noturno.

Na Black Friday, a Loumar Turismo vai ter transfers até a New Zone. Segundo o diretor de Marketing da Loumar, Garon Piceli, após o pico do movimento na fronteira, entre 17h e 18h, fazer compras à noite é uma opção segura e prática.

 “Acreditamos que essa seja uma excelente alternativa para evitar o intenso movimento da Ponte da Amizade nos horários tradicionais”, ressalta.

O brasileiro Claudio Prado Júnior costuma fazer compras à noite na New Zone, porque o horário é estendido e há mais tranquilidade e tempo. “O trânsito na região também é mais fluido, e isso é outro ponto a favor”, destaca.

Claudio valoriza o período noturno, pois acredita ser esse similar ao dos shoppings centers do Brasil, que ficam abertos até 22 horas, em média. Outro atrativo, comenta, é que a New Zone tem espaços gastronômicos como café e restaurante.

Para ele, essa iniciativa é uma atitude inteligente da empresa e representa uma forma de respeito ao turista, que pode fazer passeios na região e ter a segurança de comprar em horário estendido.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br