Operadora dos serviços de água e tratamento de esgoto em Foz do Iguaçu, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) analisa atuar, também, no Paraguai.
Leia também:
Paraguai: Ciudad del Este terá feirão de empregos nesta sexta-feira (24)
Na semana passada, diretores da empresa paranaense estiveram na capital paraguaia, Assunção, para uma reunião com representantes do governo do país.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), o Paraguai tem interesse em parcerias com a Sanepar, em áreas como a redução das perdas de água tratada.
Além disso, o país vizinho está licitando a construção de um grande sistema de saneamento básico em Ciudad del Este e municípios vizinhos.
O sistema, cujo financiamento estará a cargo da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), prevê levar água tratada e esgoto a grande parte da população da segunda área mais povoada do Paraguai.
Wilson Bley, diretor-presidente, Sergio Wippal, diretor de Operações, e Anatalicio Risden Junior, diretor de Inovação e Novos Negócios, representaram a companhia.
Do lado do Paraguai, esteve presente a ministra de Obras Públicas e Comunicações, Claudia Centurión, e o presidente da estatal ESSAP, Luifer Bernal.
“Fomos recebidos de forma muito receptiva pela ministra, a pedido do presidente do Paraguai, Santiago Peña”, descreveu Bley.
“Já firmamos um termo de cooperação para ajudá-los na questão das perdas d’água e agora há uma firme intenção de que possamos propor iniciativas, principalmente no saneamento de Ciudad del Este”, complementou.
Atualmente, menos de metade da população de Ciudad del Este vive em áreas cobertas pelas redes de saneamento básico. O projeto apresentado pelo governo do Paraguai prevê elevar e qualificar a cobertura (clique aqui para saber mais).
(Com informações da Sanepar)

