Fora da esquina que o criou, Carnaval da Saudade acontece nesta terça na Praça da Paz

Programação inclui a Canja do Galo Inácio, para repor as energias dos foliões e arrecadar recursos para o projeto Um Chute para o Futuro.

Apoie! Siga-nos no Google News

No princípio, era um coreto instalado bem na esquina das ruas Marechal Deodoro e Quintino Bocaiuva, marchinhas e alguns poucos foliões. O Carnaval da Saudade embalou e cresceu espontaneamente e recebeu os blocos populares, tornando-se o principal endereço da animação em Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM:
Carnafalls 2023: veja fotos da folia de carnaval em Foz do Iguaçu
Argentinos bons de samba? Veja como foi a primeira noite de carnaval em Puerto Iguazú
Enquete do H2FOZ revela grau de interesse de leitores por carnaval em Foz do Iguaçu
Renda da Canja do Galo Inácio será revertida para Um Chute Para o Futuro

Nesta terça-feira, 21, das 15h às 19h, o Carnaval da Saudade acontece fora do “quadrado” que o criou e o impulsionou, sendo realizado na Praça da Paz, junto à terceira pista da JK, e em um dia só. De acordo com a Fundação Cultural, serão “marchinhas e um ambiente destinado às famílias, repleto de atividades lúdicas”.

O festerê que traz à ordem do dia marchinhas que marcaram época, de versos simples e batidas vibrantes, é uma opção para curtir o carnaval em família e garantir a alegria dos pequenos. A programação oficial da prefeitura informa que o Carnaval da Saudade será embalado pelo DJ Mano Zeu e banda Mistura de Cores.

A Fundação Cultural chegou a anunciar o carnaval na Rua Marechal Deodoro, mas depois passou a divulgar a programação concentrada na Praça da Paz, sem maiores explicações. Em 2020, devido ao excesso de público, conforme a alegação oficial, o segundo dia do Carnaval da Saudade foi transferido para a praça.

Prefeitura chegou a anunciar o carnaval na Marechal Deodoro – Foto: Reprodução

Tradicional reduto do Carnaval da Saudade, a Marechal Deodoro é uma rua que reúne comércios e condomínios residenciais. Essa folia conduzida por marchinhas cresceu vertiginosamente ao passo que o poder público deixou de oferecer programações carnavalescas atraentes em Foz do Iguaçu.

Solidariedade que dá samba e canja

A terça-feira de carnaval em Foz do Iguaçu também terá a tradicional Canja do Galo Inácio, na Praça da Paz, a partir das 18h. A organização pretende vender cinco mil porções a R$ 10 cada uma, com toda a arrecadação destinada ao projeto social Um Chute para o Futuro, que oferece atividades culturais e esportivas a mais de 300 crianças e adolescentes.

A Canja do Galo Inácio começou como uma das novidades do carnaval iguaçuense nos anos 2000. Desde então, a iniciativa solidária já beneficiou diversas organizações sociais da cidade, contempladas pelos recursos angariados. Hoje, a organização fica a cargo do Rotary Club Grande Lago, que recebeu do Super Muffato a doação dos alimentos.

“O personagem Galo Inácio surgiu do cartunismo, um elemento crítico, a distribuir bicadas nos políticos”, expõe a assessoria da ação solidária. A proposta original é do jornalista e publicitário iguaçuense Rogério Bonato. “Primeiro a ideia de uma canja, de galo, com nome e tudo o mais. O que faltava era uma justificativa que agregasse valor institucional. Foi quando surgiu a ideia de reverter os possíveis lucros da empreitada para entidades filantrópicas”, resgata.

Folia do dia na Praça da Paz, nesta terça-feira, 21
Carnaval da Saudade: das 15h às 19h
Canja do Galo Inácio: das 18h às 21h
Carnaval popular e blocos: das 19h às 22h


Arte: Divulgação
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.