Rádio Clube
H2FOZ
Início » Planeta Foz » Diga aí » Bosque Guarani segue fechado para uso público no ano em que completa três décadas

Diga aí

Descaso

Bosque Guarani segue fechado para uso público no ano em que completa três décadas

Frente do espaço acumula lixo e mato; gestão passada converteu a área em Parque Natural Municipal, sem medidas para tirá-lo do abandono. Ainda não há data para reabrir os portões.

4 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Bosque Guarani segue fechado para uso público no ano em que completa três décadas
Lixo jogado na parte da frente do bosque - foto: Marcos Labanca/H2FOZ

No ano em que completa três décadas, o Bosque Guarani permanece fechado para uso público. Na entrada, área que fica de frente para o terminal de ônibus e perto de comércios e hotéis, o espaço acumula lixo, e o mato cresce.

Na gestão anterior, que suspendeu a utilização da unidade, ela foi elevada à condição de Parque Natural Municipal (PNM), em 2023. Apesar disso, o poder público não adotou medidas efetivas para retirá-lo do abandono.

Publicidade

Mas é o descaso que permanece: do ex-prefeito Chico Brasileiro (PSD) ao atual, Joaquim Silva e Luna (PL).

Para dentro da fachada, o mato que cresce na unidade – foto: Marcos Labanca

A reportagem questionou a prefeitura sobre a limpeza e manutenção do local. Ela ocorre periodicamente, de acordo com as disponibilidades de infraestrutura, soluções paliativas para manutenção e ações de limpeza do espaço. “No futuro, planeja-se que essas atividades sejam realizadas diariamente por equipe exclusiva do parque”, projetou.

Qual é a previsão para reabrir o Bosque Guarani para o uso público? O município elaborou anteprojeto, a partir do Plano de Manejo feito para a unidade, e com isso proceder à “contratação de empresa especializada para desenvolvimento e execução do projeto de requalificação” do Bosque Guarani.

Porém, a reabertura não tem data. “O processo, contudo, depende de liberação de recursos externos, devido ao valor, para adequação do espaço e abertura ao público com segurança”, expôs a prefeitura à reportagem.

Parque Municipal

Conforme o Decreto 31.350/2023, o status de Parque Natural Municipal do Bosque Guarani tem por finalidade preservar seus ecossistemas, promover pesquisas e desenvolver a educação ambiental e o turismo ecológico.
No começo de 2025, há cerca de um ano, o município fez consulta pública para definir o modelo de manejo do Bosque Guarani. A reportagem perguntou à prefeitura quais foram as diretrizes derivadas desse processo.

Foram estabelecidas diretrizes de manejo, do uso público e zoneamento interno do parque, em processo concluído no primeiro semestre do ano passado. De acordo com a gestão, o zoneamento interno dispõe de áreas de maior grau de proteção, as passíveis de intervenções moderadas — para visitação e práticas de esporte e interação — e as de menor restrição.

Retrato do descaso com o Bosque Guarani – foto: Marcos Labanca

Nessas últimas, segundo a prefeitura, “será possível manter, reformar e adequar edificações e a infraestrutura necessária à visitação, segurança, educação ambiental, pesquisa e realização de pequenos eventos e exposições associados aos valores do PNM”.

O Plano de Manejo foi aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, todavia, relatou a municipalidade, está pendente de publicação desde então. Isso porque ocorre um procedimento de regularização fundiária, o qual está sendo concluído, o que não altera as diretrizes técnicas.

Oásis verde no centro de Foz

O Bosque Guarani foi criado em junho de 1996, uma porção de Mata Atlântica na região central de Foz do Igauçu, A diversidade ambiental está distribuída por 4,5 hectares de área.

Por sua localização, enquanto estava aberto, era visitado por turistas e moradores, gratuitamente, inclusive como local de descanso de trabalhadores comerciários nos intervalos de jornadas.

Morador tem voz

Diga Aí é um canal direto do morador com o portal H2FOZ. Os leitores podem enviar reclamações, pedidos de providências pelo poder público e sugestões de pautas de reportagens sobre o dia a dia de Foz do Iguaçu e da região trinacional. O acesso é a um toque, no WhatsApp: (45) 99828-6840.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário