Brinquedos doados em Foz do Iguaçu são enviados ao Rio Grande do Sul

Campanha promovida por duas irmãs está ajudando a amenizar o sofrimento de crianças que perderam tudo com as enchentes.

Apoie! Siga-nos no Google News

Durante cinco dias, a casa da professora universitária Rejane Bueno, no bairro Lancaster, em Foz do Iguaçu, virou posto de coleta para a arrecadação de brinquedos, enviados ao Rio Grande do Sul com o apoio de uma empresa de transportes.

Leia também:
Hemonúcleo de Foz do Iguaçu envia bolsas de sangue ao Rio Grande do Sul

A ação, desenvolvida por Rejane e pela irmã, Ronise Bueno, tem como objetivo amenizar o sofrimento de crianças que perderam tudo com as enchentes que vêm atingindo grande parte dos municípios gaúchos nas últimas semanas.

Resposta positiva das famílias iguaçuenses superou a expectativa inicial das organizadoras. Foto: Rejane Bueno
Resposta positiva das famílias iguaçuenses superou a expectativa inicial das organizadoras. Foto: Rejane Bueno

Em contato com o H2FOZ, Rejane contou que a família, residente em Porto Alegre, está envolvida com o voluntariado e constatou a necessidade de brinquedos, jogos e outros materiais que ajudem a distrair crianças e adolescentes que estão nos abrigos (algumas delas, separadas dos pais).

“Nossa campanha de arrecadação de brinquedos aqui em Foz surgiu quando minha irmã, que estava de férias, acabou ficando aqui sem ter como voltar para casa, em Porto Alegre, devido ao fechamento de aeroporto e rodoviária”, relatou.

“Como mães, nos comovemos e decidimos nos mobilizar para tentar alentar minimamente algumas dessas crianças”, complementou Rejane, que dá aula na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). “A resposta foi impressionante.”

A ação foi divulgada nas redes sociais e em grupos de mães no WhatsApp. Além de brinquedos, voluntários que foram até a casa de Rejane doaram itens como fraldas, lenços umedecidos, carrinhos de bebê, cadeiras de alimentação e material escolar.

Donativos foram enviados a Porto Alegre com o apoio da Unesul. Foto: Rejane Bueno
Donativos foram enviados a Porto Alegre com o apoio da Unesul. Foto: Rejane Bueno

Alguns dos donativos foram entregues com cartinhas e desenhos com mensagens de solidariedade. A quantidade superou a expectativa inicial, sendo necessário um reforço logístico para dar conta do transporte.

“Tivemos a parceria da Unesul Transportes, que, nessa quarta (15), enviou as doações que arrecadamos em Foz do Iguaçu para que sejam distribuídas diretamente nos abrigos da cidade de Porto Alegre pela minha irmã, que também está a caminho da cidade”, contou Rejane.

“Sentimos que foi algo que tocou as famílias que têm seus filhos em segurança”, observou. “Percebemos que tudo foi possível graças a uma imensa corrente do bem, que se uniu para tentar minimizar o sofrimento dos pequenos gaúchos nesse momento.”

Para quem quer continuar a colaborar, são várias as opções de postos de coleta em Foz do Iguaçu, em locais como os quartéis do Corpo de Bombeiros, secretarias municipais, supermercados, sedes de entidades, atrativos turísticos e aduana da Ponte da Amizade.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.