Circulando por bairros próximos à área central de Foz do Iguaçu, Francisco Amarilla parou em um terreno para conferir os pés de mamão plantados no local.
Veja também:
Pata-de-vaca: aprenda a diferenciar a falsa e a verdadeira (vídeo)
“Você sabe a diferença entre o mamão macho e o mamão fêmea?”, pergunta o ambientalista aos seguidores do portal H2FOZ, no vídeo desta semana.
De acordo com Amarilla, o mamão macho tem sua flor fora do tronco, enquanto as plantas fêmeas trazem as flores grudadas no caule.
Além disso, o mamoeiro macho cresce menos e gera frutos menores. Enquanto isso, a planta fêmea pode alcançar vários metros de altura, produzindo frutos maiores e mais suculentos.
Amarilla explica, ademais, que as flores do mamão macho têm uso na medicina tradicional da fronteira. Em áreas rurais, por exemplo, as pessoas costumam fazer chás e xaropes com as flores para tratar de males como inflamações.
O mamão está amplamente presente no imaginário popular brasileiro, dando origem a expressões como “mamão com açúcar”, que indica algo fácil de fazer.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Neste semestre, dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse do mamão? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!

