Mostra cultural tem Santos Dumont, jornais e coleções de objetos

Evento aberto ao público será realizado nesta sexta-feira, 27, no Hotel Interludium.

Apoie! Siga-nos no Google News

Uma mostra cultural com livros raros, capas de jornais, almanaques, discos de vinil, moedas e objetos relacionados à passagem de Santos Dumont por Foz do Iguaçu será realizada nesta sexta-feira, 27, às 19h, no Hotel Interludium, bairro Cognópolis.

Promovido por voluntários do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), o evento Holoteca EnCena, com entrada gratuita, terá apresentações e exposição. A maior parte dos artefatos que integram a mostra pertence à Holoteca do CEAEC, espaço cultural onde há cerca de 300 coleções de objetos e livros das mais diversas culturas e países.

Durante o evento, o público poderá interagir com os curadores responsáveis pela pesquisa e organização das coleções. A mostra também terá exposição de biografias, objetos do Japão e artefatos relacionados à vida do químico e biólogo francês Louis Pasteur.

Outra atração será o lançamento da quinta edição da Revista Holotecologia, produzida por voluntários da Holoteca. Nesse número, a publicação traz artigos relativos a diversas coleções, incluindo as que estão em exposição, e ao projeto do Megacentro Cultural Holoteca (MCH), que será edificado do bairro Cognópolis.

Imagem da 1a. mostra realizada em 2020. Foto: Divulgação CEAEC

Singularidades

Cada coleção possuiu uma singularidade para ser estudada. A Almanacoteca, coleção de almanaques, reúne exemplares de almanaques raros brasileiros e portugueses ricos na diversidade de materiais, na tipologia das edições e na variedade de gêneros textuais.

O mostruário da Discoteca, coleção de discos, apresenta a evolução do disco e das capas, bem como destaca a presença do parapsiquismo nas composições mediúnicas e o caráter terapêutico pacificador das músicas.

Holoteca tem cerca de 300 coleções de artefatos do saber. Foto: Divulgação CEAEC

As front pages (capas de jornais) evidenciam o quanto os fatos acabam repetindo-se ao longo da história, a exemplo das guerras, mostrando, portanto, que as mudanças na sociedade são bem lentas.

CEAEC

Criado em 1995, o CEAEC é um centro de pesquisa e estudos que visa a disseminar a Conscienciologia por meio de atividades educacionais e culturais. Situado no bairro Cognópolis, o CEAEC oferece cursos e palestras abertos à comunidade. Todo trabalho tem por base o vínculo voluntário.

Serviço: Holoteca EnCena

Dia 27 de outubro, às 19h, no Hotel Interludium

Rua da Cosmoética, 1.761 – bairro Cognópolis

Entrada gratuita

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.