Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Ponte Tancredo Neves em 1984, um ano antes de ficar pronta

História

Ponte Tancredo Neves em 1984, um ano antes de ficar pronta

Comissão em prol da obra, que reunia lideranças de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, cumpriu o papel de acelerar os governos nacionais.

4 min de leitura
Ponte Tancredo Neves em 1984, um ano antes de ficar pronta
Reportagem foi ao canteiro de obras e recontou parte do esforço fronteiriço para tirar a via do papel – foto: Reprodução/Nosso Tempo

Publicidade

Embarcações que faziam a travessia de brasileiros e argentinos pelo Rio Iguaçu foram substituídas pela Ponte Tancredo Neves, inaugurada em 1985, e uma nova dinâmica na relação dos dois países teve início. Um ano antes, o jornal Nosso Tempo foi ao canteiro de obras e recontou parte do esforço fronteiriço para tirar a via do papel.

LEIA TAMBÉM:
Dia em que a travessia de barco entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú foi fechada no Porto Meira
Trote de bomba ameaçou ‘mandar para os ares’ prefeitura em Foz do Iguaçu
Mesquita de Foz do Iguaçu: da pedra fundamental à inauguração
Ecomuseu de Itaipu, lembra da época da construção em Foz do Iguaçu?
Ponte da Amizade Brasil-Paraguai lembrada na história

Publicidade

“A obra consumirá 34 milhões de dólares e unirá Brasil e Argentina”, destacou a edição n.º 121, de 1.º a 8 de junho de 1984. E reuniu dados da edificação, como a extensão de 480 metros e largura, com um vão-livre de 220 metros. Na ocasião, lideranças iguaçuenses faziam visita técnica e colhiam informações no local do engenheiro responsável.

Naquela época, similaridade com o tempo presente, os projetos estruturantes para a região trinacional não “caiam do céu”. Para ver tornar-se realidade a Tancredo Neves, ou Ponte da Fraternidade, houve esforço e mobilização de lideranças de Foz do Iguaçu e de Puerto Iguazú, para sensibilizar, termo respeitoso, os governos federais dos dois países.

O Nosso Tempo realçou o papel da Comissão Mista, que contribuiu para impulsionar as negociações entre os governos do Brasil e da Argentina. Antes de bater o martelo para a construção, as relações políticas entre as duas nações vizinhas não eram das melhores, e as peças do xadrez diplomático se moviam com enorme lentidão.

Publicidade

“A comissão, em nível local, enviava telex, fazia viagens, enfim, promovia uma verdadeira agitação, mobilizando todo mundo para entrar na luta e acelerar a assinatura do acordo e, posteriormente, a construção da obra”, narrou o impresso iguaçuense.

“Nosso objetivo – lembra Sérgio Lobato – era sensibilizar as autoridades dos dois países para a importância e a necessidade”, prosseguiu a reportagem do Nosso Tempo. A Ponte Tancredo Neves, expôs o integrante da comissão em prol da obra, “sem dúvida alguma vai unir interesses comerciais e de amizades”, projetou Lobato.

Publicidade

Sonho concretizado

A Ponte Tancredo Neves veio a ser inaugurada em 29 de novembro de 1985, tendo sido construída sobre o Rio Iguaçu a 2,9 quilômetros de sua foz, onde as águas se encontram com o Rio Paraná, no Marco das Três Fronteiras. Pouco depois, as autoridades brasileiras fecharam o ponto fronteiriço que permitia a travessia de embarcações para o comércio e o turismo entre o Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e o lado argentino.

Leia a reportagem na edição original do Nosso Tempo.

História a um clique

O portal Nosso Tempo Digital reúne todo o acervo do jornal, projeto lançado para marcar o aniversário de 30 anos do periódico rebelde. O objetivo é preservar a memória da cidade, facilitar o acesso à história local e regional, e democratizar a consulta ao acervo midiático por meio da internet.

O acesso ao Nosso Tempo é gratuito. O acervo constitui fonte valiosa para o morador desejoso de vasculhar a história da cidade e de seus atores, contada nas 387 edições do jornal que foram digitalizadas, abrangendo de dezembro de 1980 a dezembro de 1989.

Clique aqui e acesse o Nosso Tempo Digital.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ.