H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

IFPR – Foz do Iguaçu comemora 10 anos com programação especial

IFPR – Foz do Iguaçu comemora 10 anos com programação especial
(Foto: Reginaldo Araújo)

Assessoria 

Uma programação especial marcou o aniversário dos 10 anos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, comemorado na sexta-feira (14). O evento contou a participação de autoridades, servidores, alunos e ex-alunos e foi marcado por momentos de alegria e emoção.

As comemorações tiveram início com a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para Reforma e Ampliação do Laboratório de Edificações. O reitor do IFPR, Odacir Zanatta, o Pró-Reitor de Planejamento do IFPR, Paulo Tetuo Yamamoto e o diretor de Infraestrutura do IFPR, Pierre Luís Alves vieram para o ato que formaliza o início da construção do novo espaço. Com um orçamento de pouco mais de R$1 milhão, obtido por meio de Emenda Positiva da Bancada Federal do Paraná, o novo Laboratório deverá ser concluído em dezembro de 2019.

O reitor do IFPR, Odacir Zanatta, durante assinatura da Ordem de Serviço para Reforma e Ampliação do Laboratório de Edificações / Reinaldo Araújo

Após a assinatura, foram realizadas diversas atividades para celebrar os dez anos do IFPR – Foz. O professor Adilson Reidel, primeiro professor do Campus, falou em nome de todos os servidores. O aluno do Curso Técnico em Edificações, Guilherme Mazzuco, falou em nome dos discentes e ressaltou o orgulho de fazer parte da história do Instituto.

Galera reunida para comemorar os 10 anos do IFPR-Foz

Na sequência, houve um tour pelo Laboratório de Gastronomia – com previsão de ser inaugurado em fevereiro -, um piquenique dos alunos, bolo de aniversário produzido pelos alunos e servidores do curso Técnico em Cozinha e uma foto coletiva. Outro ponto de destaque foi  a exposição fotográfica sobre os 10 anos do IFPR Foz do Iguaçu, promovida pelo Projeto Ponto da Memória, sob coordenação da Diretora de Ensino, Profa. Roseli Dahlem Pacheco.

 O Campus Foz do Iguaçu do IFPR foi inaugurado em 2008, e para comemorar teve bolo para todos presentes / Foto: Reinaldo Araújo 

O diretor-geral do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Nelson de Castro Neto, destacou o quanto é gratificante acompanhar o crescimento da Instituição, desde seus primórdios, em 2008, até os dias atuais. “Nosso grande desafio é continuar crescendo sem perder a qualidade, a identidade e a nossa missão. Uma das nossas apostas é investir na verticalização de cursos, criar novos cursos superiores, novas especializações e até mestrados”, destacou.

“O Campus Foz do Iguaçu tem muito a comemorar. Além de se diferenciar por ser um Campus de Fronteira, ele está numa região que, historicamente, vem de uma carência de instituições públicas de ensino de qualidade. Hoje, ao lado de outras instituições como a Unila, ele oferta cursos estratégicos que contribuem diretamente para o desenvolvimento regional”, ressaltou reitor Odacir Zanatta.

Um pouco de história…

O Campus Foz do Iguaçu do IFPR foi inaugurado em 2008, com a implantação do Curso Técnico em Aquicultura – Subsequente e ainda sob o nome de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET). Criado para promover uma educação científica, técnica e tecnológica transformadora, o IFPR – Foz começou a funcionar em duas salas cedidas pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Em 2009, migrou, definitivamente, para a sede do antigo Floresta Clube, doado pela Itaipu Binacional. O espaço passou por uma transformação radical para se tornar um ambiente educacional, com a reforma de algumas instalações e a construção de novos prédios.

Hoje, são 970 alunos, com previsão de se chegar, até 2023, a 1400 alunos. Atualmente, o Campus oferta 14 cursos distribuídos em 7 modalidades: Técnico Subsequente (pós-ensino médio), Técnico Integrado; Educação de Jovens e Adultos; (Proeja); Formação Inicial e Continuada (FIC); Educação a Distância (EAD); Graduação e Pós-Graduação (Especialização Técnica). Uma década após sua criação, o IFPR – Foz destaca-se como uma referência regional em educação pública, gratuita e de qualidade.

Sobre o Laboratório de Edificações

O Laboratório de Edificações será um ambiente voltado à prática dos alunos de Edificações, no qual será possível, entre outras coisas, realizar pesquisas e experimentos voltados a tecnologias de materiais e construções, mecânica dos solos, sistemas prediais e outros. Hoje, já são feitas práticas nessas áreas, mas com o Laboratório, elas poderão ser aperfeiçoadas e ampliadas.

“Esse laboratório é um sonho antigo do Colegiado e estamos muito felizes por poder contar ele em breve. O objetivo é aprimorar a formação técnica dos alunos, contribuindo, ainda mais para o aperfeiçoamento profissional dos futuros técnicos”, disse a coordenadora do curso Técnico em Edificações, Kathleen Dall Bello de Souza Risson.

O reitor do IFPR, Odacir Zanatta, enfatiza que, apesar de contar com uma boa infraestrutura em termos de prédios, faltava no Campus espaços para as práticas dos estudantes. “Quando assumimos, tínhamos o desafio de ofertar melhores condições para que os cursos pudessem desenvolver suas práticas. Com a construção do Laboratório de Gastronomia e com a reforma e ampliação do Laboratório de Edificações, estamos trabalhando para mudar isso. Os próximos passos serão reformar o Ginásio de Esportes e adequar os espaços destinados a atividades culturais”, reiterou o reitor.

Autoridades presentes – Além da equipe gestora do IFPR, o evento contou com a presença das seguintes autoridades: o Reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Gustavo Oliveira Vieira; Representando o Assessor Especial da diretoria da Itaipu Binacional, Tércio Alves de Albuquerque; o Superintendente de Gestão Ambiental, Ariel Scheffer da Silva ; o diretor de Gabinete da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Karl Stoeckl-Kalito; e a Gerente de Educação e Cultura do Parque Tecnológico Itaipu, Jéssica de Lima