Estado quer pavimentar 100% dos municípios de até 20 mil moradores

A meta foi anunciada pelo governador Ratinho Junior no encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu; investimento é previsto em R$ 3 bi.

Apoie! Siga-nos no Google News

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou, no encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, que o Governo do Paraná buscará pavimentar 100% da área urbana dos municípios com menos de 20 mil habitantes até 2025. O investimento previsto é de R$ 3 bilhões.

LEIA TAMBÉM:
Governo 5.0: Foz do Iguaçu sedia evento com prefeitos de 399 cidades
Paraná vira 4ª maior economia do Brasil ao ultrapassar Rio Grande do Sul
Mutirão de emprego oferece mais de 300 vagas em Foz do Iguaçu
Governo e associação de municípios reúnem prefeitos para discutir sustentabilidade e inovação

O projeto inclui, além de asfalto, construção de calçadas com acessibilidade, iluminação em LED e sistema de drenagem, com previsão de início nos primeiros meses de 2023. A ação abrangerá, primeiramente, cidades de até cinco mil moradores. Ao todos, 308 municípios serão beneficiados.

“Uma meta é diferente de uma promessa. Essa é uma meta coletiva, e temos que dar o primeiro passo”, disse o governador. “Isso é possível, e tenho plena convicção de que com as obras que tiramos do papel, ao lado dos municípios, vamos fazer o maior programa de pavimentação urbana do país”, declarou Ratinho Junior.

O objetivo é fazer da ação do Paraná o maior programa brasileiro de urbanização. Os municípios terão um papel-chave na parceria, adequando legislações e normas urbanas, planos diretores atualizados e em condições formais ajustadas para captar financiamentos nos bancos públicos, elencou a Agência Estadual de Notícias (AEN).

Sustentabilidade

Ao falar a prefeitos que participam do Governo 5.0, o governador Ratinho Junior também defendeu a meta de consolidar cada vez mais o Paraná como exemplo de sustentabilidade no Brasil e no mundo. O gestor enfatizou que o estado foi considerado o mais sustentável do Brasil, por dois anos seguidos, e reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo global de sustentabilidade.

“Esta é a oportunidade de consolidar a conquista do Paraná como o estado mais sustentável do Brasil, fruto do trabalho feito com o Legislativo e com os prefeitos para criar um ambiente em que a preservação seja respeitada”, afirmou o governador. “Sustentabilidade não é um ponto final, mas um caminho que deve ser percorrido diariamente por todos nós, gestores públicos”, completou.

Em sua explanação, contextualizou que o mundo enfrenta desafios das mudanças climáticas e passa por uma transformação energética sem precedentes. “O que exige grandes esforços de toda a sociedade para construir políticas mais inovadoras”, pontuou o governador. Como desafios aos gestores, que envolvem todos os municípios, estão alternativas para projetos de gestão do lixo e dos aterros sanitários, e construção de cidades cada vez mais inteligentes.

Governo 5.0

O Governo 5.0 — Desenvolve Paraná — Sustentabilidade a Serviço da População reúne prefeitos dos 399 municípios, secretários de estado e deputados, tendo a sustentabilidade como tema principal. O encontro é promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com apoio do Governo do Estado.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] TAMBÉM:Estado quer pavimentar 100% dos municípios de até 20 mil moradoresGoverno 5.0: Foz do Iguaçu sedia evento com prefeitos de 399 cidadesParaná vira 4ª maior economia […]

Comentários estão fechados.