H2FOZ
Início » Política » Sincronizados? Câmara quer saber como estão os semáforos de Foz do sistema Onda Verde

Política

Fluidez

Sincronizados? Câmara quer saber como estão os semáforos de Foz do sistema Onda Verde

Requerimento ao Foztrans pede detalhes sobre a sincronização semafórica, equipamentos instalados, vida útil dos controladores e planos de modernização da rede.

2 min de leitura
Sincronizados? Câmara quer saber como estão os semáforos de Foz do sistema Onda Verde
Pedido de informações é endereçado ao Foztrans - foto ilustrativa: Marcos Labanca/H2FOZ arquivo


Por meio do Requerimento n.º 523/2026, a Câmara de Vereadores quer saber quais semáforos de Foz do Iguaçu usam sistema Onda Verde. O documento é endereçado ao Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans).

O pedido abrange informações detalhadas sobre o sistema de sincronização semafórica, conhecido como Onda Verde, utilizado na cidade. O objetivo é conhecer a situação atual da tecnologia, seu funcionamento e o planejamento para a modernização dos equipamentos.

O sistema Onda Verde coordena o funcionamento dos semáforos ao longo de uma via para melhorar o fluxo de veículos. Quando os motoristas mantêm a velocidade indicada, encontram uma sequência de sinais verdes, reduzindo o número de paradas e o tempo de deslocamento, contribuindo para a fluidez e a segurança no trânsito.

Entre os questionamentos apresentados pelos vereadores está a relação dos cruzamentos que contam com sincronização semafórica. O requerimento também pede informações sobre os controladores instalados, incluindo fabricante, modelo, ano de fabricação e de instalação, tecnologia utilizada, versão do software e vida útil dos equipamentos.

O Legislativo ainda solicita a identificação dos controladores que já ultrapassaram a vida útil recomendada e daqueles que estão integrados à Central de Controle do Foztrans.

Além disso, o documento questiona se há estudos técnicos que apontem equipamentos obsoletos, qual é o planejamento para a substituição gradual ou integral dos controladores semafóricos e se existe previsão para a implantação de tecnologias mais modernas, como sistemas inteligentes de sincronização e gerenciamento remoto em tempo real.

O requerimento, finalmente, solicita o inventário patrimonial atualizado dos equipamentos semafóricos pertencentes ao município.

(Com informações da assessoria)

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Paulo Bogler

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário