A fila aumentou: 19,5 mil pessoas estão com 2ª dose da vacina em atraso

Vacinação é realizada nas unidades de saúde - Foto: Agência Estadual de Notícias

Eram 16,6 mil moradores há um mês, os quais não voltaram para receber a 2ª aplicação do imunizante contra a covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que 19.560 moradores de Foz do Iguaçu estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso. Segundo autoridades sanitárias e laboratórios fabricantes, a imunização exige as duas doses aplicadas, bem com as complementares para o reforço.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Leia também: A fila não andou. Mais de 16 mil moradores de Foz não tomaram a 2ª dose da vacina contra a covid-19

Entre os que não voltaram para fazer a segunda aplicação, estão adolescentes de 12 a 18 anos. Das quase 20 mil pessoas ausentes, 4.280 são jovens. Nos adolescentes, a cobertura vacinal com a primeira dose chegou a 89,76% e a 45,67% com a segunda dose, informou a secretaria.

A quantidade de pessoas com segunda dose da vacina em atraso vem crescendo. Em 6 de dezembro de 2021, há cerca de um mês, estavam nessa condição 16.600 pessoas, aumentando para os atuais 19,5 mil iguaçuenses que não tomaram a segunda dose do medicamento.

A Secretaria de Saúde não informou se pretende adotar outras estratégias e ações para assegurar que as pessoas tomem as duas doses necessárias da vacina. Mesmo com os ausentes para a segunda dose, a prefeitura avalilou em nota recente que “Foz do Iguaçu tem campanha bem-sucedida de vacinação” contra a doença.

“Mais de 470 mil doses foram aplicadas desde janeiro deste ano”, informou a gestão municipal. Para o governo, as estratégias adotadas “agilizaram o processo, o que permitiu uma retomada da cidade também mais rápida”, completou.

Ao posto de saúde

A orientação do serviço público de saúde é para que as pessoas procurem os postos de vacinação. Não é necessário agendamento para quem está com a segunda dose em atraso. A pessoa pode ir à unidade de saúde perto de casa. A vacinação também pode ser agendada em https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.