Vacinação acontece nas unidades básicas de saúde, sem necessidade de agendamento. Imagem: Agência Municipal de Notícias (Arquivo).

Ainda abaixo da meta, vacinação contra a gripe continua em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu aplicou, até a tarde de ontem (3), 76.098 doses da vacina contra a gripe. A meta de 90% ainda não foi alcançada em nenhum dos grupos prioritários, que totalizam cerca de 110 mil moradores. O maior percentual é o dos professores (77%), enquanto o menor é o dos caminhoneiros (6%).

Em material distribuído à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde informou que um lote com três mil doses da vacina contra o vírus influenza, enviado pelo Governo do Estado, continua disponível nas unidades básicas de saúde para atendimento à demanda espontânea.

Para receber a imunização, é preciso intervalo de pelo menos 14 dias em relação à vacina contra a covid-19. Os documentos necessários são RG ou equivalente com foto, CPF (caso seja necessário para finalizar o cadastro), Cartão SUS e carteirinha de vacinação (quando possuir).

“A orientação é que o morador busque a unidade mais próxima de casa. Poucas doses ainda estão disponíveis, por isso não há necessidade de agendamento”, disse a secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, citada pela Agência Municipal de Notícias.

De acordo com o balanço, a cobertura da vacina contra a gripe entre os idosos está em 65%, um retrocesso em relação a 2020, quando houve procura superior a 100% do público originalmente estimado. Entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, o alcance é de 73%, seguido pelo grupo das gestantes e puérperas (56%).

Por outro lado, apenas 18% das 12 mil pessoas com comorbidades receberam a proteção gratuita à qual têm direito. A cobertura é baixa, também, entre funcionários do sistema prisional (12%), forças de segurança (8%) e caminhoneiros (6%).

A vacina antigripe, atualizada anualmente, protege contra os diferentes tipos do vírus influenza em circulação no Brasil, entre eles o H1N1, causador da pandemia anterior. Em clínicas privadas, o valor médio da dose anual gira em torno de R$ 130.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ