Coluna travada? Conheça 5 dicas para amenizar o problema

Foto: Unsplash

A busca por um tratamento de coluna travada tem sido cada vez maior entre a população mundial, incluindo no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo tiveram ou terão dor nesta região do corpo. No Brasil, um em cada cinco adultos possuem problema crônico de coluna, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A dor na coluna precisa ser combatida a todo custo, pois os problemas podem se agravar e limitar completamente os movimentos. Por isso, especialistas têm feito uma campanha cada vez maior, especialmente entre os setores de ortopedia, para que a população tenha um olhar atento para essa região do corpo.

Por isso, aqui, vão algumas dicas para quem não sofre de dores na coluna e, na medida do possível, possa desenvolver estratégias diárias para combater dores e diminuir tensões musculares que possam afetar a espinha dorsal e, consequentemente, a coluna.

Antes das dicas, é sempre muito importante estar atento aos músculos de maneira geral. Alongamentos ajudam a diminuir a rigidez, evitando espasmos e a dor na coluna. São alongamentos nas costas ou pescoço para aumentar a flexibilidade.

1. Não fique muito tempo sentado

Caminhar é para a coluna o que o óleo é para a corrente da sua bicicleta. Ou seja, lubrifique sua coluna diariamente para que ela não fique travada. Outra dica é sempre sentar de maneira ereto e não se inclinar para a frente, especialmente ao usar um computador ou telefone celular. Pratique boa mecânica corporal e certifique-se de se levantar e caminhar pelo menos uma vez.

2. Use gelo

Use gelo conforme necessário, geralmente por 15 a 20 minutos. O gelo retarda o inchaço e a inflamação e atua como anestésico local. Certifique-se de colocar uma barreira protetora, como uma fronha, camiseta ou toalha, entre o gelo e sua pele. Deixe uma hora entre cada período de congelamento para permitir que a temperatura da sua pele volte ao normal.

3. Descanse, durma bem e beba água

Esforce-se para ter uma boa noite de sono para diminuir o ciclo da dor. Se ficar deitado for desconfortável, incline-se para trás em uma poltrona reclinável. Isso reduzirá as forças de compressão em sua coluna. Beba bastante água. Isso irá ajudá-lo a controlar a fome e prevenir a constipação.

4. Coma com sabedoria

Em momentos de estresse, a tendência é buscar alimentos reconfortantes de alto teor calórico. Considere manter um diário do que você come para ajudá-lo a evitar ganhar peso extra. Os quilos indesejados colocam um estresse extra na coluna e podem dificultar a recuperação de uma cirurgia futura. Escolha alimentos nutritivos e de baixa caloria, como frutas congeladas, legumes salteados, sopas com baixo teor de gordura e iogurte ou uma boa xícara de chá quente.

5. Diminua o estresse

Ouça música, assista ao seu filme favorito, leia um livro, comece um quebra-cabeça, ligue para um amigo, passe tempo com seu(s) animal(es) de estimação ou participe de qualquer outra atividade que ajude a distraí-lo de sua dor. Certamente essas alternativas vão diminuir a pressão neurológica e também na sua coluna.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

NEGÓCIOS

Esta página faz parte da seção Negócios e não integra o conteúdo jornalístico do H2FOZ.

-->