Com a oferta de todas as vacinas, unidades de saúde abrem neste sábado em Foz

Dose contra a gripe é para quem tem acima de 6 meses; bivalente contra covid-19 é destinada à população com mais de 18 anos.

Apoie! Siga-nos no Google News

As 29 unidades básicas de saúde (UBSs) em Foz do Iguaçu irão atender neste sábado, 27, das 9h às 15h, ofertando todas as vacinas do calendário. O Dia D na cidade integra a mobilização nacional pela imunização da população.

A população poderá atualizar a carteirinha vacinal de toda a família: crianças, jovens, adultos e idosos. O objetivo é ampliar a cobertura, principalmente devido à chegada do inverno.

Neste período, expõe a prefeitura, aumenta o número de casos de doenças respiratórias e viroses. A vacina é o meio seguro de proteção individual e coletiva.

Dose contra a gripe (influenza) é para quem tem acima de 6 meses. Já o imunizante bivalente contra covid-19 é para a população com mais de 18 anos.

Neste sábado, as vacinas protetivas do calendário ofertadas são:

  • tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • hepatite A e B;
  • penta;
  • varicela;
  • meningocócica;
  • HPV; e
  • febre amarela.

A gestão municipal enfatiza que a vacinação contra a influenza permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença ao longo do ano. Com efeito, ajuda a aliviar os serviços.

“O imunizante contra a gripe pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da covid-19”, informa a Agência Municipal de Notícias (AMN). Isso facilita a atualização da carteirinha no Dia D.

Baixa procura

Em Foz do Iguaçu, das mais de 230 mil pessoas aptas a receber a dose bivalente contra a covid-19, apenas 20 mil fizeram a aplicação, conforme a AMN. Isso representa apenas 8,9%.

Já contra a gripe foram aplicadas 30.214 doses, que é 11% do público vacinável, estimado de 262 mil pessoas. A meta é atingir pelo menos 90%, pontua a Agência Municipal de Notícias.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.