Fiocruz. Ômicron é 85% predominante no Paraná; estado vive explosão de casos de covid-19

Doses da vacina em dia e cuidados são as orientações à população - Foto: Tecpar/Divulgação

Cepa é “variante de preocupação”, e uma das tendências é aumentar a transmissibilidade da doença.

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que a predominância da variante ômicron do coronavírus é de 85,3% no Paraná. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que recebeu o levantamento, de 190 novas amostragens, 162 positivaram para a cepa, e 28 para a delta, que foi de maior incidência no estado em 2021.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Relatório de circulação de linhagens do vírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19, do Instituto Carlos Chagas, já havia confirmado a predominância da variante, de acordo com a Sesa. Essa cepa é considerada como “variante de preocupação”, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo como uma das tendências a maior transmissibilidade da doença.

Secretário de estado da Saúde, Beto Preto afirmou que a circulação acelerada da ômicron nas cidades paranaenses já é fato. “Nossa média móvel de casos em janeiro é muito maior do que a de dezembro. Isso mostra claramente a predominância da ômicron, ultrapassando a delta no estado”, pontuou.

Com o sequenciamento da Fiocruz, o Paraná tem 262 confirmações da variante, sem óbitos registrados, diz a Sesa. O órgão de saúde pública reforça a necessidade dos cuidados por parte das pessoas, principalmente a manutenção da vacinação em dia, uso de máscara, lavagem das mãos, utilização do álcool e não fazer aglomerações.

O Paraná vive uma explosão de novos casos de covid-19, com a confirmação de 17.485 diagnósticos positivos e dez mortes relatados no boletim dessa quarta-feira, 19. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 1.734.489 casos confirmados e 40.727 mortos pela doença.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.