Hospital em Foz do Iguaçu realiza, neste sábado, dia 27, o procedimento inaugural de cirurgia robótica. A intervenção será uma prostatectomia, com uso de tecnologia e práticas de medicina minimamente invasiva.
A cirurgia promovida pelo Hospital Unimed ocorrerá com o auxílio do robô Toumai, tecnologia de última geração. O método amplia a precisão dos procedimentos, reduz riscos de complicações e acelera a recuperação dos pacientes.
O responsável pela operação será o urologista Dr. Eduardo Hassan, especialista certificado para o uso da plataforma robótica. Ele será acompanhado pelo urologista-instrutor da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Paulo Fernando de Oliveira Caldas, que virá de São Paulo exclusivamente para o procedimento.
O sistema robótico pode ser utilizado em diferentes especialidades, como:
- urologia;
- ginecologia;
- cirurgia geral, do aparelho digestivo e torácica.
A prostatectomia robótica, uma das cirurgias mais realizadas no mundo com esse tipo de tecnologia, é indicada principalmente para casos de câncer de próstata e apresenta benefícios como menor tempo de internação e preservação de funções essenciais à qualidade de vida.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A incorporação da cirurgia robótica representa um avanço significativo no tratamento da doença na região.
Tecnologia e treinamento
A implantação da tecnologia também envolve investimento em capacitação profissional. Cirurgiões passam por treinamentos específicos, com média de 40 horas para médicos já certificados, garantindo segurança e eficiência nos procedimentos.
Com o robô Toumai, Foz do Iguaçu avança na cirurgia robótica, ampliando o acesso da população regional a tratamentos de alta complexidade e consolidando o município como referência em inovação na área da saúde.


