Influenza H3N2: veja as orientações ao sentir sintomas gripais em Foz

Ocorrências abrangem as últimas 24 horas. Foto da região central é de Marcos Labanca.
Siga a gente no

De febre a dores, sinais da gripe H3N2 e da covid-19 são muito semelhantes, alerta a Vigilância Epidemiológica.

O aumento do número de casos de covid-19 somado à incidência da gripe Influenza H3N2 conforma um cenário crítico de saúde em Foz do Iguaçu. Apenas de 3 a 5 de janeiro, foram registradas 360 infecções pelo coronavírus; são 13 casos de H3N2 confirmados na cidade, conforme a prefeitura, doença já em transmissão comunitária no estado.

Leia também: Foz confirma 192 novos casos de covid nesta quarta-feira

Quem sentir os sintomas gripais, segundo a orientação da gestão municipal, deve procurar uma unidade básica de saúde perto de casa ou entrar em contato com o Plantão Coronavírus e agendar o exame PCR. Os canais de atendimento são os telefones: 0800-6455655 e (45) 3521-1800, podendo ser ligação e chat.

Se a ocorrência de covid-19 for descartada, o médico poderá fazer o diagnóstico clínico do paciente com influenza, prescrevendo a medicação correta.

Em casos confirmados das doenças, o isolamento deve ser seguido pelo paciente da seguinte forma:

  • 10 dias em casos de confirmação de covid-19; e
  • 7 dias para casos de influenza (gripe).

Gerente da Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu, o enfermeiro Roberto Doldan explica, por meio da Agência Municipal de Notícias (AMN), que os sintomas da covid-19 e da influenza H3N2 são muito semelhantes. Em geral, causam febre alta, tosse e dor de garganta e de cabeça, no corpo e em articulações.

Nesse contexto atual, além das ações do poder público municipal de âmbito coletivo, o morador iguaçuense deve reforçar os cuidados essenciais. “O uso de máscara, o distanciamento social e a lavagem das mãos continuam sendo as principais medidas de prevenção contra a covid e a influenza”, aponta Roberto Doldan.

Gostou do conteúdo? Envie para os seus amigos na rede!

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->