Prefeitura anuncia 5.ª morte por dengue em Foz do Iguaçu

A vítima estava internada no Hospital Municipal por conta do agravamento da doença; são quatro óbitos entre fevereiro e março.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por meio da Vigilância Epidemiológica, a prefeitura oficializou a quinta morte por dengue em Foz do Iguaçu. A confirmação foi feita pela Agência Municipal de Notícias nesta quarta-feira, 29.

LEIA TAMBÉM: Paraná contrata 50 leitos exclusivos para pacientes de dengue em Foz do Iguaçu

Os cinco óbitos confirmados até o momento são referentes ao período epidemiológico 2022–2023, iniciado no último mês de agosto. Neste ano, entre fevereiro e março, foram quatro vidas perdidas, conforme a gestão municipal.

A quinta vítima é uma mulher de 56 anos, que foi internada no Hospital Municipal Padre Germano Lauck por conta de quadro grave de dengue. A morte ocorreu em 13 de março.

O anúncio da perda ocorre após resultados de exames confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O equipamento concentra as análises para confirmação do diagnóstico.

Desde o fim de fevereiro, Foz do Iguaçu está em epidemia de dengue; em março, a administração decretou estado de emergência. O elevado número de casos e de suspeitas da doença lota o serviço de saúde.

O mais recente boletim sobre a dengue mostra que Foz do Iguaçu tem 21.392 casos notificados de dengue. Desses, são 1.483 ocorrências confirmadas da doença causada pelo Aedes aegypti.

Com efeito, a população reclama da demora no atendimento e da espera por vagas no Hospital Municipal. Outro questionamento é o vai e vem que muitas pessoas enfrentam entre unidades básicas e de pronto atendimento.

50 novos leitos

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou, nessa terça-feira, 28, a contratação de 50 leitos clínicos, no Hospital Cataratas de Foz do Iguaçu, exclusivamente para pacientes com dengue. A princípio, as instalações ficarão disponíveis pelos próximos três meses.

O órgão também afirmou que irá antecipar R$ 9 milhões do Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância de Saúde (Provigia) aos municípios da regional sanitária de Foz do Iguaçu. Esse recurso poderá ser destinado ao combate da dengue.

LEIA TAMBÉM: Fronteira une forças contra a epidemia de dengue

LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. […] também:– Prefeitura anuncia 5.ª morte por dengue em Foz do Iguaçu– Foz do Iguaçu tem 212 casos confirmados de chikungunya; 58 são de […]

Comentários estão fechados.