Guatá Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Saúde: atendimento de servidores estaduais de Foz passa para São Miguel do Iguaçu

Saúde

SAS

Saúde: atendimento de servidores estaduais de Foz passa para São Miguel do Iguaçu

Serviço passou a ser prestado pelo Hospital Madre de Dio, porque Hospital Cataratas optou por não renovar o contrato.

3 min de leitura
mais medicos vagas - foto José Fernando Ogura
A disponibilidade de atendimento em outra cidade gerou reclamações por parte de servidores públicos no SAS em Curitiba. foto: ilustrativa/José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O atendimento dos servidores estaduais de Foz do Iguaçu pelo Sistema de Assistência à Saúde (SAS) foi transferido para o Hospital Madre de Dio, situado no município de São Miguel do Iguaçu, a 45 quilômetros de Foz do Iguaçu.

De acordo com a Secretaria da Administração e Previdência, a troca de hospital que atende os servidores foi necessária porque o antigo prestador de serviços optou por não renovar o contrato.

Em Foz do Iguaçu, os serviços eram prestados pelo Hospital Cataratas, que acumulava uma série de reclamações por parte dos servidores. Em maio, o Tribunal de Justiça do Paraná determinou o despejo do Hospital Cataratas pela falta de pagamento de aluguel.

Com a mudança, por enquanto, apenas urgências e emergências estão sendo atendidas em Foz do Iguaçu, pelo Acesso Saúde. As demais consultas são feitas no Hospital Madre de Dio.

A disponibilidade de atendimento em outra cidade gerou reclamações por parte de servidores públicos no SAS em Curitiba. No entanto, a Secretária da Saúde e Previdência da APP/Foz, Maria Madalena diz que em Foz do Iguaçu não há outro hospital para absorver o atendimento no momento.

O SAS atende servidores efetivos ativos, aposentados, dependentes e pensionistas. O sistema veio substituir o antigo Instituto de Previdência do Estado (IPE), cujos serviços tinham melhor aprovação por parte dos servidores estaduais em relação ao SAS.

Perícias e humilhações

Madalena afirma que há outros problemas envolvendo a saúde dos servidores, incluindo as perícias. As marcações costumam ser demoradas, e muitos professores doentes não conseguem afastamento.

“Quando a pessoa está doente e repete muitos atestados, eles mandam para Curitiba.” Ela enfatiza que é necessário resgatar perícias humanizadas.

A precarização do serviço, a partir da terceirização de peritos, faz com que poucos profissionais estejam disponíveis.

Atualmente, pelo menos 45% dos professores e funcionários do estado estão doentes, diz a APP.

Novo processo licitatório em andamento

Em nota, a Secretaria da Administração e da Previdência informou que, para evitar a interrupção no atendimento, foi firmado um contrato emergencial com o Hospital Madre de Dio.

Um novo processo licitatório para a contratação definitiva de um prestador já está em andamento.

Sobre os atendimentos periciais, não há, até o momento, registros de reclamações quanto à agilidade ou conduta nas perícias.

A Secretaria da Administração e da Previdência realiza avaliações constantes dos prestadores de serviço e orienta que, para garantir o cumprimento do que está previsto em contrato, qualquer queixa ou sugestão seja registrada na Ouvidoria do Sistema de Assistência à Saúde (SAS).

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

3 comentários em “Saúde: atendimento de servidores estaduais de Foz passa para São Miguel do Iguaçu”

  1. Maurício

    MAIS UM GRANDE ENGODO DO GOVERNO RATAZANA.
    NÃO RENOVOU PORQUE O ESTADO PAGA INSUFICIENTEMENTE.
    NUNCA FOI UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE, MAS SERVIA O MÍNIMO NECESSÁRIO.
    FOZ TEM HOSPITAL DE EXCELÊNCIA (HOJE ITAMED) MAS A DISPONIBILIZAÇÃO DOS RECURSOS PARA CONTRATAR DEVE TÃO RUIM, QUE NENHUM HOSPITAL QUER ENTRAR NESSA FURADA…

  2. Roberto

    O atendimento no SAS nos últimos anos passou de ruim para péssimo, o atendimento pelas funcionárias do Cataratas pareciam ter tidos treinamentos para atenderem mal os usuários do SAS, a maioria eram mal humoradas, pareciam que sempre estavam com dores de dentes, infelizmente fechou tarde, não vai deixar saudades.

  3. Nelson Pereira de Lima

    Mais um do Ratazana Jr . É desta forma que trata os servidores do Estado . Sem atendimento médico. Sem reajuste salarial . Mas na propaganda é o melhor administrador e quer ser Presidente da República. Desta forma acabará com o SUS .

Deixe um comentário