Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Problemas da saúde em Foz do Iguaçu, de novo, pautam cobranças da Câmara

Política

Problemas da saúde em Foz do Iguaçu, de novo, pautam cobranças da Câmara

Demora em transferência de pacientes, frota do SAMU e mapeamento de doenças raras estão na lista.

2 min de leitura
Problemas da saúde em Foz do Iguaçu, de novo, pautam cobranças da Câmara
Hospital Municipal é gerido pela Fundação de Saúde de Foz do Iguaçu com recursos do erário - foto: Arquivo/Agência Municipal de Notícias
Publicidade

Problemas e reclamações na saúde pública de Foz do Iguaçu voltaram a ocupar espaço de destaque na pauta da Câmara de Vereadores. Na última sessão, na semana passada, vários requerimentos endereçados ao prefeito Chico Brasileiro (PSD) foram aprovados.

LEIA TAMBÉM: Reclamações da saúde voltam a dominar pauta da Câmara de Foz do Iguaçu

Publicidade

Um dos pedidos do Legislativo cobra explicação pela demora na transferência de pacientes. O documento cita especificamente o caso de um bebê que estava com sintomas de problemas respiratórios, foi atendido na UPA João Samek e precisava de vaga no Hospital Municipal.

A Câmara também pediu informações sobre a demora na realização de exame em um paciente que estaria há mais de uma semana no Hospital Municipal aguardando após complicações pós-cirúrgicas.

As reclamações vindas da população sobre demora e até falta de atendimento pelo SAMU resultaram em requerimento aprovado pela Casa de Leis. O pedido à prefeitura requer dados sobre as condições atuais da frota.

Publicidade

“As pessoas buscam atendimento e não conseguem. Muitas vezes ficam na UPA por 10, 15 dias”, questionou o vereador Admilson Galhardo (Republicanos), autor de vários requerimentos na saúde. “Precisamos urgentemente de pessoas que deem essa informação sobre o porquê não conseguem a vaga no hospital”, completou.

Já a vereadora Yasmin Hachem (MDB) pede se há censo no município voltado para doenças raras. E indaga se a Secretaria Municipal de Saúde já realizou ações governamentais sobre esse tipo de enfermidade. A data de 29 de fevereiro é o Dia Mundial das Doenças Raras.

Publicidade

“O requerimento pergunta ao Executivo qual o planejamento para o dia das doenças raras”, declarou. A parlamentar também pede que o teste do pezinho possa abranger mais doenças. “A gente precisa se atentar para as questões e melhorar principalmente na prevenção e tratamento”, finalizou Yasmin.

(Com informações da Câmara de Vereadores)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

1 comentário em “Problemas da saúde em Foz do Iguaçu, de novo, pautam cobranças da Câmara”

  1. Ale

    Em ano eleitoral lembram que existe saúde pública deficitária no município…

Os comentários estão encerrado.