Setembro Amarelo irá às escolas do Brasil, Paraguai e Argentina

Campanha trinacional foi lançada na última segunda-feira (2), durante evento no auditório da Polícia Federal, em Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

Autoridades, lideranças e profissionais do Brasil, do Paraguai e da Argentina participaram, na manhã de segunda-feira (2), em Foz do Iguaçu, do ato de lançamento da campanha trinacional “Setembro Amarelo – Falar é a melhor solução”.

Leia também:
SUS tem profilaxia para evitar HIV, mas em Foz procura é baixa

A ação é promovida pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Itaipu Binacional, Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu e órgãos nacionais e regionais de Saúde no Paraguai e na Argentina.

Cronograma do Setembro Amarelo trinacional
Cronograma do Setembro Amarelo trinacional

A edição de 2024 do mês de prevenção ao suicídio inclui ações como rodas de conversa em escolas de Foz do Iguaçu, região metropolitana de Ciudad del Este e Puerto Iguazú, além de um “Dia D” no Marco das Três Fronteiras e Ponte da Integração, conforme o cronograma acima.

A campanha também engloba a implantação e distribuição do Protocolo Trinacional de Orientações para Acolhimento a Pessoa com Pensamento Suicida, elaborado de forma conjunta entre entidades da região.

Setembro Amarelo é o nome dado à campanha de conscientização e prevenção do suicídio e lembra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.

O Brasil é o oitavo país no mundo em número de suicídios. Na Argentina, os casos representam 24,6% das mortes por causas externas. No Paraguai, assim como nos demais países, uma das preocupações é com o aumento da ocorrência entre os jovens.

Atuação

Uma das principais ações é a promoção de conversas nos colégios, que buscam divulgar a rede de atenção psicossocial, fortalecer a relação com as escolas e identificar pessoas com sinais de risco para o suicídio.

Também será realizada uma capacitação com professores e equipes pedagógicas quanto à detecção precoce de sinais de alerta. Alunos de escolas e faculdades dos três países ainda receberão um formulário de pesquisa sobre saúde mental.

Uma segunda ação é uma palestra com equipes militares de Foz do Iguaçu – Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Depen, penitenciárias e Guarda Municipal – para abordar as mesmas questões.

O encerramento da campanha “Falar é a melhor solução” ocorrerá no dia 30, no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, com um ato para avaliação dos trabalhos e planejamento da próxima edição.

(Com informações da assessoria do HMCC)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.