A partir do levantamento de informações e cerco estratégico na BR-277, a polícia interceptou carga de cigarro do Paraguai e duas carretas. Os veículos foram parados nessa quinta-feira, 29, em Santa Terezinha de Itaipu (PR).
Um veículo de carga transportava o contrabando e o outro servia de batedor, a fim de escapar da fiscalização na rodovia, informou a Polícia Federal (PF). A abordagem ainda reuniu equipes do 14.º Batalhão da Polícia Militar, com apoio aéreo dessa força estadual.
As informações de inteligência foram derivadas da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO-PR). Indicaram que um caminhão de origem paraguaia transportava mercadorias ilícitas, com batedor.
As equipes fizeram o planejamento e desencadearam a operação na BR-277, identificando duas carretas trafegando juntas. Ambas foram paradas para averiguação.
Cigarro do Paraguai
Os policiais entenderam que elas agiam de forma coordenada. No compartimento de carga de uma, foram localizadas 603 caixas de cigarro de origem estrangeira e sem documentação fiscal.
Dois irmãos, de nacionalidade paraguaia, conduziam os veículos. Um dos motoristas estava “trafegando à frente e mantendo contato com o condutor do caminhão carregado com a finalidade de alertá-lo sobre a presença de fiscalização”, descreveu a PF.
Pelos indícios de atuação conjunta, os dois homens, os veículos e as cargas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Os irmãos têm 22 e 27 anos, tendo sido presos por contrabando de cigarros.
Força integrada
A FICCO-PR é formada pela Polícia Federal, Polícia Militar do Paraná e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).


