Aeroporto em alta: movimento deve ser 180% maior no feriadão em relação ao ano passado

Terminal espera receber 18,7 mil passageiros no Corpus Christi - Foto: Jonathan Campos/AEN/Arquivo

Fluxo de passageiros acompanha a boa expectativa dos atrativos turísticos e hotéis da cidade e da fronteira.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas projeta receber 18,7 mil passageiros no feriadão de Corpus Christi, de 15 a 19 de junho. O movimento é 183% maior na comparação com o mesmo feriado de 2021, quando 6,6 mil pessoas passaram pelo terminal.

LEIA TAMBÉM:
Parque Nacional do Iguaçu amplia atendimento no feriadão de Corpus Christi
Só venham. Turistas irão movimentar Foz do Iguaçu no Corpus Christi
Marco das 3 Fronteiras estará aberto todos os dias no feriadão
Hotelaria de Puerto Iguazú espera casa cheia no feriadão

A CCR Aeroportos, que administra o equipamento, atribui o aumento à perspectiva de retomada econômica e à confiança dos passageiros advinda da ampla vacinação contra a covid-19, entre outros fatores. Para a concessionária, o cenário atual é mais favorável, estimulando viagens.

“Além do aquecimento da economia, entendemos que o aumento da movimentação de passageiros ocorre porque boa parte da população já está imunizada”, afirma o gerente de Planejamento Operacional da CCR, Giuliano Balletta. As pessoas, assim, têm mais confiança para retomar atividades.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o aeroporto iguaçuense fechou 2021 com 948,9 mil passageiros, entre embarques e desembarques. Essa movimentação foi 14,3% superior à do ano anterior, segundo dados da prefeitura.

O “Aeroporto das Cataratas” está a 13 quilômetros do centro de Foz, sendo um instrumento em favor da promoção do turismo na região trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina. Recentemente, passou por ampla reforma e revitalização, incluindo ampliação da pista.

Fronteira movimentada

A expectativa na região da fronteira é grande para o feriado de Corpus Christi. Em Foz do Iguaçu, o principal indicador de visitação turística são as Cataratas do Iguaçu, que esperam cerca de 20 mil visitantes nos quatro dias de folga.

O Parque Nacional do Iguaçu ampliará o atendimento ao visitante no feriadão de Corpus Christi, de sexta-feira a domingo (16 a 19 de junho), das 8h às 16h, com reforço de equipes, tendo o objetivo de atender bem todos que visitarem a unidade de conservação.

Para deixar ainda mais marcante a experiência dos visitantes, o Marco das Três Fronteiras terá uma apresentação cultural extra nos quatro dias do feriadão, às 17 horas. A programação seguirá normalmente na sequência, com as tradicionais apresentações a partir das 18h30.

Mais um sinal de que o setor turístico irá “bombar” no período é a previsão de ocupação dos meios de hospedagem. Hotéis e pousadas da cidade já estavam, no começo desta semana, com mais de 70% das acomodações reservadas, na média, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos.

Para receber o grande movimento de visitantes, atrativos reforçaram equipes, diversificaram atividades e ampliaram o atendimento – a exemplo das Cataratas do Iguaçu, que poderão ser contempladas das 8h às 16h. Na gastronomia, igualmente, o cardápio de sabores e temperos é amplo e variado para receber o turista.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->