Aeroporto de Foz do Iguaçu receberá R$ 270 milhões em investimentos

Pacote inclui adequações na pista, construção de pátios para aeronaves e reforma no terminal de passageiros.

Apoie! Siga-nos no Google News

Com a presença de autoridades como o governador do Paraná, Ratinho Junior, a concessionária CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, anunciou, nessa terça-feira (19), que investirá R$ 270 milhões para a ampliação da capacidade do terminal, com previsão de entrega até o final de 2024.

Leia também:
Veja como estão as obras de duplicação da BR-469 em Foz do Iguaçu
Ponte da Integração: obra do novo porto seco avança no Paraguai

O pacote anunciado inclui adequações na pista de pousos e decolagens (que foi prolongada em 2021, mas cujo trecho extra ainda não foi homologado), construção de novos pátios para as aeronaves e reforma no terminal de passageiros. O investimento deverá gerar 250 empregos diretos durante a fase de construção.

“Foz do Iguaçu é o nosso principal cartão postal e a porta de entrada de turistas no Paraná”, afirmou o governador, em discurso durante o evento. “Existem muitos investimentos em empreendimentos turísticos e também na infraestrutura da cidade que atraem mais visitantes e geram empregos para a população de Foz do Iguaçu.”

Segundo a concessionária, a obra vai aumentar a segurança operacional do aeroporto, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.

Área do terminal de embarque e desembarque também passará por melhorias. Foto: Ari Dias/Agência Estadual de Notícias (AEN)
Área do terminal de embarque e desembarque também passará por melhorias. Foto: Ari Dias/Agência Estadual de Notícias (AEN)

Pista, pátios e terminal

Entre as intervenções estruturais previstas, uma delas é a implantação das áreas de escape na pista, seguindo a legislação vigente, que determina que elas devem ter, no mínimo, 90×90 metros de comprimento.

A CCR Aeroportos também irá construir três novos pátios de aeronaves, com capacidade para 13 posições C, divididas em seis, quatro e três posições por pátio. Além disso, o terminal de passageiros será ampliado, com novos conectores para acesso direto às aeronaves. Também está prevista a construção de terminais de cargas.

Após finalizadas as intervenções, a capacidade do aeroporto passará de dois mil passageiros por hora para 2,6 mil, possibilitando a operação simultânea de mais aeronaves. Atualmente, Foz do Iguaçu recebe voos domésticos e internacionais, para destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba e Santiago (Chile).

Autoridades e representantes da CCR durante o anúncio dos investimentos. Foto: Ari Dias/Agência Estadual de Notícias (AEN)
Autoridades e representantes da CCR durante o anúncio dos investimentos. Foto: Ari Dias/Agência Estadual de Notícias (AEN)
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.