Black Friday: guia no celular reforça segurança de visitantes na fronteira

São dez orientações para compras seguras, além de listar documentação para transitar na fronteira e telefones úteis.

Guia de segurança on-line, acessível pelo celular, é uma ferramenta par aisitantes que aproveitam a megapromoção Black Friday em Ciudad del Este, no Paraguai. É um material informativo para garantir compras e estada seguras (acesse o conteúdo abaixo).

Em seis idiomas, o guia de segurança na fronteira reúne dez orientações, incluindo instrução sobre documentação exigida para transitar nas Três Fronteiras, telefones e sites úteis. A principal advertência do manual de segurança é a de que guias de turismo credenciados não abordam turistas em vias públicas ou nos acessos às pontes internacionais.

Guia gratuito apresenta as informações em seis idiomas – foto: divulgação

O visitante deve ficar atento a situações suspeitas para não cair em armadilhas. Entre algumas técnicas usadas por golpistas estão:

  • troca de cédulas verdadeiras por falsas;
  • golpes de cartão de crédito; e
  • ofertas de mercadorias muito abaixo do valor de mercado.

O Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e Região é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), por meio da Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública. A campanha mobiliza mais de 30 instituições públicas e privadas, contando com distribuição da versão impressa, outdoors e adesivos.

Black Friday

As ofertas de produtos na Black Friday e o feriadão brasileiro da Proclamação da República, de 15 a 17 de novembro, devem atrair mais de 140 mil pessoas à fronteira. Como o destino é integrado, a expectativa é de movimentação alta em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

“As instituições públicas e privadas e as forças de segurança e fiscalização estão atuando em conjunto para garantir a segurança e a melhor experiência para nossos visitantes e moradores das cidades fronteiriças”, expõe o coordenador da CT de Segurança Pública do Codefoz, Fabiano Bordignon, delegado da Polícia Federal. “E o guia, acessível pelo celular, é um aliado nessa mobilização, pois traz informações valiosas”, completa.

Ele enfatiza o pedido dirigido a empreendimentos comerciais e turísticos, instituições governamentais e entidades da sociedade civil, notadamente as do segmento de turismo, que compartilhem o link ou QR code de acesso ao guia. “É com essa união que a informação chegará a quem interessa, que é o visitante que vem para a nossa fronteira”, conclui Fabiano.

Clique aqui para acessar o guia de segurança: destino.foz.br/dicas-de-seguranca-em-foz-do-iguacu/#dicas ou use o QR code apontando a câmera do celular para a imagem:

(Com informações do Codefoz)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.