As chuvas dos últimos dias na bacia do Rio Iguaçu estão fazendo com que as Cataratas registrem, na manhã desta segunda-feira (26), a maior vazão do ano.
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a estação chegou a registrar 17.700 metros cúbicos por segundo (m³/s) entre a meia-noite e as 2h.
Tal vazão equivale a quase 12 vezes o volume considerado normal para o Rio Iguaçu na região das Cataratas, de 1.500m³/s.
Às 8h, a vazão recuou para 16.500m³/s, ainda assim 11 vezes acima da média. Para as próximas horas, conforme o monitoramento da Copel, há tendência de redução.
Leia também:
Com cheia do rio, Cataratas do Iguaçu oferece espetáculo raro aos visitantes
No lado brasileiro das Cataratas, somente a passarela da Garganta do Diabo está fechada, com os demais pontos abertos para visitas.
“A reabertura da passarela ocorrerá assim que as condições do rio estiverem seguras para a visitação”, informa a concessionária Urbia+Cataratas, responsável pelas visitas turísticas às Cataratas do Iguaçu.
Entre a noite de segunda e a madrugada de terça (27), há chance de nova elevação na vazão do Rio Iguaçu, pois a vazão em Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, alcançou 18.000m³/s ao longo das últimas horas.
Lado argentino das Cataratas
No lado argentino das Cataratas, em Puerto Iguazú, somente uma das três trilhas panorâmicas do Parque Nacional Iguazú está aberta para visitas.
A passarela da Garganta do Diabo está fechada, preventivamente, desde o mês de agosto, com previsão de reabertura em dezembro.
Já o Circuito Superior, que passa por cima das Cataratas, fechou no domingo (25) e não tem previsão de reabertura, condicionada ao recuo do rio.
Na manhã desta segunda, os visitantes têm à disposição apenas o Circuito Inferior, que serpenteia os paredões da margem argentina do Rio Iguaçu.


