Chuá! Cataratas do Iguaçu transborda água e beleza

A vazão nesta quarta-feira chega a um milhão de litros de água por segundo.

Apoie! Siga-nos no Google News

A vazão nesta quarta-feira chega a um milhão de litros de água por segundo. Veja lindas imagens.

Com as chuvas dos últimos dias no Paraná, as Cataratas do Iguaçu voltaram a transbordar água em abundância, para a alegria de turistas, moradores de Foz do Iguaçu e das cidades da região, e à biodiversidade. Nesta quarta-feira, 23, a vazão alcança um milhão de litros de água por segundo.

O cenário é bem diferente do observado na semana que passou, quando os saltos chegaram a fluir com menos de um terço da média, que é de 1,5 milhão de litros por segundo. Ainda que visitar as Cataratas do Iguaçu em períodos de estiagem também seja uma experiência e tanto, vale registrar.

O caudal branco voltou a formar-se com o volume de água fornecido pelo Rio Iguaçu, que corta o estado de Leste a Oeste, desde Curitiba até a sua foz, na fronteira. Quem percorre as passarelas perto dos saltos das Cataratas pode sentir a brisa úmida que faz o visitante sentir-se recarregado de boas energias.

Conexão com a natureza e paisagem deslumbrante – Foto: Nilton Rolin/Cataratas S.A

À 1h desta quarta-feira, a vazão foi de 1,160 milhão de litros por segundo, patamar que voltou a repetir-se no período da tarde, às 16h, quando o volume foi de 1,120 milhão. Esses dados são da estação de monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia (Copel) instalada dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

O Paraná enfrenta uma seca histórica. O nível do Rio Iguaçu interfere diretamente na vazão constatada nas quedas mais famosas do mundo e uma das sete maravilhas mundiais da natureza. O sistema utilizado pelas hidrelétricas instaladas no leito do rio, as quais retêm ou liberam mais água, impacta na vazão das Cataratas do Iguaçu.

Contemple! Fotos de Nilton Rolin

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.