Registro feito nesta quarta-feira - Foto: Nilton Rolin/Cataratas S.A

Chuá! Cataratas do Iguaçu transborda água e beleza

A vazão nesta quarta-feira chega a um milhão de litros de água por segundo. Veja lindas imagens.

Com as chuvas dos últimos dias no Paraná, as Cataratas do Iguaçu voltaram a transbordar água em abundância, para a alegria de turistas, moradores de Foz do Iguaçu e das cidades da região, e à biodiversidade. Nesta quarta-feira, 23, a vazão alcança um milhão de litros de água por segundo.

O cenário é bem diferente do observado na semana que passou, quando os saltos chegaram a fluir com menos de um terço da média, que é de 1,5 milhão de litros por segundo. Ainda que visitar as Cataratas do Iguaçu em períodos de estiagem também seja uma experiência e tanto, vale registrar.

O caudal branco voltou a formar-se com o volume de água fornecido pelo Rio Iguaçu, que corta o estado de Leste a Oeste, desde Curitiba até a sua foz, na fronteira. Quem percorre as passarelas perto dos saltos das Cataratas pode sentir a brisa úmida que faz o visitante sentir-se recarregado de boas energias.

Conexão com a natureza e paisagem deslumbrante – Foto: Nilton Rolin/Cataratas S.A

À 1h desta quarta-feira, a vazão foi de 1,160 milhão de litros por segundo, patamar que voltou a repetir-se no período da tarde, às 16h, quando o volume foi de 1,120 milhão. Esses dados são da estação de monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia (Copel) instalada dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

O Paraná enfrenta uma seca histórica. O nível do Rio Iguaçu interfere diretamente na vazão constatada nas quedas mais famosas do mundo e uma das sete maravilhas mundiais da natureza. O sistema utilizado pelas hidrelétricas instaladas no leito do rio, as quais retêm ou liberam mais água, impacta na vazão das Cataratas do Iguaçu.

Contemple! Fotos de Nilton Rolin

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1163 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ