De bike nas Cataratas 

H2FOZ – Denise Paro 

Há inúmeras maneiras de interagir com o Parque Nacional do Iguaçu. A reserva que leva o título de Patrimônio Natural da Humanidade tem encantos que se revelam só mesmo com um contato mais próximo da natureza. E em uma bicicleta, essa aventura fica muito mais instigante. 

É isso mesmo, de bike no Parque Nacional. Esqueça aquele tradicional percurso que você faz de ônibus até o mirante das Cataratas. O desafio agora é pedalar. Que tal?

O passeio começa no Centro de Recepção de Visitantes, com orientações e dicas de guias. Já na primeira parte do percurso, o ambiente, de cara, é encantador. Entramos em uma trilha de 700 metros, em meio à mata, onde nos deparamos com árvores nativas e sentimos imenso frescor e brisa. 

Árvores nativas, frescor e brisa durante o passeio

No trajeto, paramos para observar algumas espécies vegetais, tais como o palmito-juçara, Euterpe edulisé. Também conhecemos a antiga barragem da Usina São João, construída dentro do parque. Primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu, a Usina São João foi inaugurada em 1942 e abasteceu a cidade e o Hotel das Cataratas até 1957. Tudo explicado na ponta da língua pela Eliane Ferreira, uma das guias. 

Após deixarmos a trilha, o passeio continua em outra rota, rumo às Cataratas. Aí tateamos o verde, às margens da rodovia. A vista é encantadora. Se tiver sorte, dá para avistar e fotografar aves e animais e observar as inúmeras borboletas que povoam o parque nesta época. Tem gente que vê até onça!

Caso precise, há paradas para beber água, antes de completar o trajeto total de 11 quilômetros pedalando até as maravilhosas quedas d’água. 

No caminho, um tucano.

Se você topar, pode fazer o percurso de volta com a bicicleta ou recorrer ao ônibus. Sim, o ônibus leva as bikes para os participantes. Os guias acompanham todo o percurso e auxiliam na regulagem e uso das bicicletas, que podem ser alugadas. 

Iniciativa da  Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu, o passeio de bike tem deixado muita gente encantada e mais perto da natureza. Um jeito diferente de conhecer o parque.

Antiga barragem usina São João.

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.