Em evento simultâneo, a província de Salta, na Argentina, promove turismo internacional

Com slogan “Es tu momento de Saltar, es tu momento de Salta”, evento mostrou atrativos turísticos convidando os países de fronteira para que conheçam a província, chamada mundialmente, de forma carinhosa, de “Salta La Linda”

Com características especiais que caminham entre tradições indígenas, gaúchas e espanholas, Salta tem uma identidade diferente do resto do país, desde sua arquitetura colonial às paisagens naturais. Com esses e tantos outros diferenciais, os atrativos da cidade foram apresentados em Foz do Iguaçu, em evento nessa quinta-feira, 16.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

E exposição foi evento híbrido e de forma simultânea, promovido pelo governo da província. O ministro do Turismo e Esportes da província de Salta, Mario Peña, falou a autoridades locais e a operadores, guias e agentes de turismo, além da imprensa, todos reunidos em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e em Foz do Iguaçu.

Na ocasião, foi apresentada a campanha “Es tu momento de Saltar, es tu momento de Salta”, destinada ao público brasileiro. A iniciativa é do governador da província – unidade administrativa que corresponde a um estado – com a finalidade de recuperar os 500 mil turistas que costumam visitar Salta anualmente.

Salta, também chamada carinhosamente de “Salta, La Linda”, localizada ao norte da Argentina, é um lugar mágico, e visitando você vai entender o porquê. Fronteira da Argentina com Chile, Bolívia e Paraguai, e com altitude média de 1.200m, é uma das poucas cidades na América Latina que no passado foram habitadas pelo Império Inca, reunindo passagens pouco vistas em outra parte do mundo.

O Valle Lerma, o Parque Nacional El Rey, a Floresta de Yungas, o Parque Nacional Baritu e o Parque Nacional Los Cardones produzem paisagens naturais com seus cerros que encantam todos os que conhecem.

Turismo de aventura

Mas Salta não é só isso. Salta é uma cidade completa, conseguindo agradar a turistas de todos os gostos, desde quem gosta de cavalgadas aos praticantes do turismo de aventura com rafting em rios caudalosos e paisagens virgens, trekking, montanhismo em locais de até seis mil metros de altura, como no vulcão Llullaillaco, mountain bike, tirolesa, bungee jumping e pêndulo, tudo em volta de uma paisagem espetacular, que você pouco encontra no mundo; sem contar o Trem das Nuvens, um dos atrativos mais procurados, no qual o visitante sobe de trem por uma das ferrovias mais altas do mundo para, de forma segura, atravessar vertiginosas montanhas da Cordilheira dos Andes.

Turismo religioso

O centro histórico é um dos maiores atrativos de Salta, com ruas e calçadas estreitas de pedra, além de edificações restauradas e remodeladas, sem perder sua essência natural de época. Alguns dos lugares mais significativos são o Museu do Cabildo Histórico, a Catedral Basílica de Salta, a Igreja de la Merced, a Igreja e Convento de San Francisco, o Convento San Bernardo, o Museu Pajarito Velarde, e vários casarões distribuídos por toda a cidade.

Turismo cultural

Visitar os museus de Salta é uma experiência surpreendente. Neles você encontra uma série de acessórios e artesanatos das civilizações nativas, coloniais e pós-coloniais, além de fascinantes múmias incas congeladas, localizadas a 6.700m de altitude, no vulcão Llullaillaco.

Turismo gastronômico

Famosa pela culinária crioula, a cidade oferece dede as tradicionais empanadas salteñas à carne de lhama, passando pelos procurados e saborosos cremes de milho, conhecidos como tamales e humitas. Salta comporta um dos mais extraordinários corredores de vinhos da Argentina. Quem faz esse caminho aprecia, a mais de três mil metros de atitude, vinhedos entre lindas paisagens.

Com clima tanto tropical quanto temperado, a cidade tem quase meio milhão de habitantes, mais de 20 mil leitos em hotéis e pousadas, e uma infraestrutura turística pronta para receber pessoas com o desejo de viver experiências inesquecíveis. 

Mais informações, acesse: http://www.turismosalta.gov.ar/.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Amilton Farias - H2FOZ

Amilton Farias é jornalista e colaborador do H2FOZ E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.