Após quase 24 anos em operação, a Itaipu Iluminada, tradicional espetáculo de luzes na barragem, fará sua última apresentação no sábado (8). Depois disso, Itaipu substituirá completamente o sistema de iluminação. A implantação da nova tecnologia deve levar cerca de um ano.
Portanto, esta é uma oportunidade única para acompanhar o espetáculo, que se tornou um dos cartões-postais da região. Itaipu inaugurou a atração em 2002, a partir de um projeto que o designer de iluminação Peter Gasper, referência nacional em iluminação de monumentos, desenvolveu em 1997.
Para a Divisão de Iniciativas de Turismo de Itaipu, a modernização também deve impactar a rotina do atrativo. Atualmente, a iluminação especial ocorre apenas às sextas-feiras e aos sábados. Segundo a gerente da área, Aline Teigão, a intenção é ampliar o atendimento para quatro ou cinco dias por semana. “Foz do Iguaçu ainda carece de opções de passeios noturnos. A mudança aumenta o potencial de visitação na própria usina e pode até ampliar a permanência do turista na cidade”, destacou.
Desde 2007, a Itaipu Iluminada atraiu 486.041 visitantes e se consolidou como um dos principais atrativos noturnos de Foz do Iguaçu. O passeio diversifica a oferta turística e fortalece a imagem do Turismo Itaipu como um espaço de experiências memoráveis. Somente em 2026, mais de 13,5 mil pessoas participaram da atração.
Necessidade técnica
A mudança ocorre porque o atual sistema de iluminação da barragem utiliza lâmpadas de vapor metálico instaladas nos principais componentes externos da usina, como o vertedouro, a barragem lateral direita, a barragem principal e a tomada d’água. Subestações que integram o serviço auxiliar elétrico da usina alimentam todo o sistema.
A decisão de substituir esse sistema não é recente. Ainda em 2006 e 2007, Itaipu começou a estudar a tecnologia LED como alternativa à atual.
O que tornou a mudança necessária agora foi a dificuldade crescente de encontrar peças de reposição para as lâmpadas em uso. O problema se agravou nos últimos anos, à medida que fornecedores deixaram de fabricar equipamentos de vapor metálico de alta potência. Ademais, o novo projeto vai manter os mesmos 829 pontos de luz e a essência do desenho original, com a atualização da tecnologia.
Shows mais dinâmicos e customizados
A nova iluminação permitirá alterar cores e intensidade com muito mais rapidez. Hoje, mudar a cor de um trecho da barragem exige que uma equipe de manutenção substitua lâmpadas manualmente. Com o LED, essa programação passará a ser feita diretamente em uma mesa de controle, abrindo espaço para apresentações mais dinâmicas e customizadas no futuro.
A tecnologia é uma das mais modernas atualmente disponíveis para projetos de iluminação de elementos arquitetônicos de grandes dimensões. Por fim, o sistema já é utilizado em empreendimentos internacionais de grande visibilidade, como o Empire State Building, em Nova York; Catedral de Notre Dame, em Paris; além de nacionais como o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Jardim Botânico de Curitiba.

