Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados do país, diz estudo

Denise Paro – H2FOZ

O Parque Nacional do Iguaçu aparece entre os mais visitados do Brasil na sexta edição do Boletim Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), divulgado neste mês pelo Ministério do Turismo. O ingresso de turistas na unidade de conservação paranaense e nos parques nacionais da Tijuca (RJ) e Jericoacoara (CE) representa 41% do fluxo registrado no país. Em 2019, o parque que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu bateu recorde de visitação, com 2.020.358 pessoas. 

O expressivo movimento nos três parques coloca a categoria Parque Nacional como a mais visitada entre dez tipos de unidades de conservação do Brasil, que incluem, entre outras, floresta, área de proteção ambiental, reserva extrativista, estação ecológica e refúgio de vida silvestre. Os parques nacionais representam 22,16% das unidades de conservação existentes no país, seguidos pelas florestas nacionais (20,06%) e reservas extrativistas (19,76%). 
Se considerado o fluxo de visitantes em todos os parques brasileiros, a movimentação representa 64%, conforme o boletim.

O Brasil tem 334 unidades de conservação, abarcando 9% do território terrestre e 2% do bioma marinho costeiro. Na Região Sul, além do Parque Nacional do Iguaçu, há o Parque Nacional de Aparados da Serra (RS), Parque Nacional da Serra Geral (RS), Parque Nacional de São Joaquim (SC) e Parque Nacional da Ilha Grande (PR).

O Brasil é a segunda nação do mundo em atrativos naturais, conforme Relatório de Competitividade do Turismo, do Fórum Econômico Mundial (2019). 

O BIMT é produzido pela Rede de Inteligência do Mercado do Turismo (RIMT). 

Ecoturismo 

O ecoturismo é um dos segmentos que vêm crescendo no país. Conforme o boletim, em 2018, 16,3% dos visitantes internacionais que passaram pelo Brasil a lazer vieram atraídos pela natureza, ecoturismo ou aventura. Isso representa 1.079.284 pessoas. 

Foz do Iguaçu aparece entre os destinos mais visitados, ao lado do Rio de Janeiro, São Paulo, Angra dos Reis e Manaus. 
 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.