Tomar um café sob o burburinho da cachoeira do Rio São João e sentir a intensa energia da natureza que emana no Parque Nacional do Iguaçu. Agora, você pode desfrutar essa experiência no Espaço Usina.
Saiba mais sobre a história da usina: Relíquia do Parque Nacional, Usina São João é revitalizada
Inaugurado nessa terça-feira, 28, o Espaço Usina é um café que fica na antiga instalação da Usina São João, a primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu, que funcionou entre 1942 e 1983.
A hidrelétrica pioneira foi fundamental para garantir o funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu e do então aeroporto da cidade, hoje sede do Gresfi.
A construção de pedra, em estilo neocolonial, que abrigava a casa de máquinas da usina agora deu lugar a um bar-café com vista para a cachoeira do Rio São João, que passa pelo parque e deságua no Rio Iguaçu. Parte da estrutura arquitetônica foi preservada.
No local, perfeito para uma parada contemplativa, são servidos diferentes tipos de café, chás, lanches, água de coco. Mesas estão espalhadas em um deque que fica bem próximo da cachoeira.
Para dar lugar ao café, uma parte das máquinas da usina foi alojada no porão da construção, e outras estão na Itaipu Binacional.
O Espaço Usina integra o Circuito São João, uma trilha de 2,8 quilômetros que tem três pontos próprios para banho de cachoeira. O acesso é permitido de acordo com o nível do rio São João. No trajeto, o visitante depara-se com reminiscências históricas dos anos 1940 a 1980 que estão no parque.
Para acessar o espaço, recomenda-se usar o transporte interno do Parque Nacional do Iguaçu. A entrada fica a 300 metros da Escola Parque, na primeira parada do ônibus. O trajeto tem sinalização e é autoguiado.
Saiba mais no vídeo:
Diálogo entre natureza e cultura
Chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos diz que o Espaço Usina permite, acima de tudo, a compreensão de que existe uma relação entre natureza e cultura. Ele lembra que o parque já deu lugar aos povos originários, já foi fazenda, teve moradias e uma usina.
Segundo Ulisses, a estrutura da antiga usina estava abandonada havia muitos anos, e o novo contrato de concessão com a Urbia Cataratas possibilitou a restauração. “A gente vê elementos do que foi restaurado e do que foi incluído. Portanto, o espaço tem capacidade de contar a história do que um dia a usina foi.”

O levantamento histórico para a revitalização do espaço foi feito a partir de uma cooperação técnica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
A Urbia Cataratas investiu R$ 12 milhões na revitalização. A abertura do espaço faz parte de um aporte de R$ 600 milhões da concessionária na estruturação da visitação turística da reserva.
Também participaram da cerimônia de inauguração Carla Guaitanele, diretora-substituta na Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Pedro Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Pela concessionária estavam presentes Mario Macedo, CEO da Urbia+Cataratas e Marcelo Skaf, diretor-técnico.
Com uma área de 185 mil hectares em solo brasileiro, o Parque Nacional do Iguaçu, situado nos limites com a Argentina, é administrado ICMBio e tem a gestão de visitação turística operada pela concessionária Urbia+Cataratas.
Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, é referência internacional em turismo sustentável.
Serviço: Espaço Usina
Funcionamento: das 10h às 16h
Acesso: pelo Circuito São João, que fica a cerca de 300 metros da Escola Parque
O acesso ao Espaço Usina está incluso no ingresso regular do parque.
www.cataratasdoiguacu.com.br


