O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu pode passar a contar, em breve, com uma rota entre a Terra das Cataratas e a China. A operação estaria a cargo de uma companhia aérea asiática, que já demonstrou interesse no trecho.
De acordo com o governo do Paraná, as conversações com a empresa Xiamen Airlines estão em estágio avançado. Para o próximo dia 5 de novembro, na China, está prevista uma nova rodada de negociações, com a presença do governador Ratinho Júnior.
O roteiro em análise prevê ligação entre Foz do Iguaçu e a cidade chinesa de Xiamen, que fica na Costa Sudeste da China, perto de Taiwan. Conhecida como “Jardim do Mar”, Xiamen tem 5,3 milhões de habitantes e abriga um importante porto comercial.
Ainda não há, por enquanto, informações sobre datas e frequência. Fontes do governo do Paraná, contudo, citam chances de que a rota receba autorização para operar já nos primeiros meses de 2027.
Leia também:
Grupo internacional assume operações no aeroporto de Foz do Iguaçu
Para Foz do Iguaçu, uma conexão com o continente asiático significaria atender a uma antiga demanda do setor turístico local. Atualmente, turistas de países como China, Japão e Coreia do Sul representam parte crescente do mercado de viagens.
Números oficiais apontam que mais de 21 mil chineses visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, principal atrativo da cidade, ao longo de 2025.
Desde 2013, Foz do Iguaçu e Xiamen são cidades-irmãs, conforme projetos de lei aprovados nos legislativos dos dois municípios.

