Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Equipe da FAB inspeciona equipamentos no aeroporto de Foz do Iguaçu

Voos

Conectividade aérea

Equipe da FAB inspeciona equipamentos no aeroporto de Foz do Iguaçu

Trabalho faz parte do processo de homologação do trecho adicional da pista, que permitirá o uso do terminal por aeronaves de maior porte.

2 min de leitura
Equipe da FAB inspeciona equipamentos no aeroporto de Foz do Iguaçu
Vista panorâmica do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Durante três dias, na semana passada, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) deu voltas e mais voltas sobre a cidade de Foz do Iguaçu.

Leia também:
Foz terá voo direto para Fortaleza a partir de novembro

O avião, do tipo Legacy 500, estava tripulado por técnicos do Grupo Especial de Inspeção de Voo, procedentes do Rio de Janeiro.

Objetivo da missão? Inspecionar e aferir os equipamentos de navegação, comunicação e vigilância aérea disponíveis no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Publicidade

O trabalho integra o processo de homologação do prolongamento da pista de pousos e decolagens. Concluído em 2021, o trecho adicional tem cerca de 660 metros e permitirá ao terminal iguaçuense receber aeronaves de maior porte.

Assim, a pista do aeroporto local passará dos atuais 2.194 metros para 2.858 de extensão, abrindo a possibilidade de receber voos internacionais de longa distância.

Publicidade

O investimento para a homologação do trecho extra está a cargo da concessionária Motiva (antiga CCR Aeroportos).

Inicialmente, conforme o contrato, a administradora do Aeroporto de Foz do Iguaçu não tinha essa obrigação. Entretanto, após diálogo com as autoridades federais, assumiu o encargo e passou a custear os trabalhos necessários.

Publicidade

Por ocasião do anúncio do investimento, em março de 2024, a empresa afirmou que desembolsaria R$ 20 milhões no processo.

Embora uma data não tenha sido anunciada, a homologação deverá estar concluída ainda em 2025. A partir daí, o destino trabalhará para a captação de novos voos internacionais, visando a ampliar o número de chegadas e partidas em Foz do Iguaçu.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário