Durante três dias, na semana passada, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) deu voltas e mais voltas sobre a cidade de Foz do Iguaçu.
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O avião, do tipo Legacy 500, estava tripulado por técnicos do Grupo Especial de Inspeção de Voo, procedentes do Rio de Janeiro.
Objetivo da missão? Inspecionar e aferir os equipamentos de navegação, comunicação e vigilância aérea disponíveis no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
O trabalho integra o processo de homologação do prolongamento da pista de pousos e decolagens. Concluído em 2021, o trecho adicional tem cerca de 660 metros e permitirá ao terminal iguaçuense receber aeronaves de maior porte.
Assim, a pista do aeroporto local passará dos atuais 2.194 metros para 2.858 de extensão, abrindo a possibilidade de receber voos internacionais de longa distância.
O investimento para a homologação do trecho extra está a cargo da concessionária Motiva (antiga CCR Aeroportos).
Inicialmente, conforme o contrato, a administradora do Aeroporto de Foz do Iguaçu não tinha essa obrigação. Entretanto, após diálogo com as autoridades federais, assumiu o encargo e passou a custear os trabalhos necessários.
Por ocasião do anúncio do investimento, em março de 2024, a empresa afirmou que desembolsaria R$ 20 milhões no processo.
Embora uma data não tenha sido anunciada, a homologação deverá estar concluída ainda em 2025. A partir daí, o destino trabalhará para a captação de novos voos internacionais, visando a ampliar o número de chegadas e partidas em Foz do Iguaçu.