Fotos do cuxiú-de-nariz-branco feitas no Zoo Park Foz, em Foz do Iguaçu, vão entrar no Photo Ark, projeto da National Geographic que documenta animais de zoológicos e santuários de vida selvagem ao redor do mundo. Os registros são do fotógrafo Joel Sartore, que esteve no parque em 2025, durante uma visita técnica, e chegaram à equipe do zoológico nesta semana. A previsão é de que a publicação saia em breve.
O cuxiú-de-nariz-branco é um macaco endêmico da Amazônia e está classificado como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sistema que avalia o risco de extinção de plantas, fungos e animais e orienta ações de conservação. O Zoo Park Foz é uma das poucas instituições do país a abrigar a espécie, que vive na Floresta dos Primatas do parque e depende de cuidados humanos para não desaparecer.
De acordo com o sócio-fundador do Zoo Park Foz, Leandro Mautone, a equipe se sentiu importante ao receber o fotógrafo Joel Sartore e, agora, as fotos. “Ao olhar para essas imagens, compreendemos a força da ideia de que protegemos aquilo que conhecemos. Cada olhar fotografado por Joel representa uma vida, uma espécie e uma história que merece continuar sendo contada”, afirmou.
Assim, para ele, participar do projeto é mais que uma honra. É, sobretudo, um compromisso com o bem-estar animal e com a educação ambiental. Veja mais fotos da espécie:




Floresta dos Primatas
A Floresta dos Primatas é o único viveiro de imersão com primatas do Brasil. Além do cuxiú-de-nariz-branco, abriga bugios-ruivos, macacos-barrigudos e macacos-da-noite.
LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra onça brincando com filhote no lado argentino das Cataratas
O Zoo Park Foz está localizado na Rodovia das Cataratas, ao lado do Complexo Dreams Park Show. O local funciona diariamente das 9h às 17h. Por fim, mais informações podem ser obtidas no site www.zooparkfoz.com.

